Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Izangela Oliveira-
dc.date.accessioned2018-03-07T14:25:31Z-
dc.date.available2013-09-24-
dc.date.available2018-03-07T14:25:31Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3655-
dc.description.abstractThis work the aimed to analyze the reading and writing skills taking into account the discussion essay with the PCNS, in children in elementary school , in a broader sense and what happens in reading and writing in early childhood education. It is remarkable that reading and writing are initiated at school, since she has the role to encourage such acts and analyse the development of children and their relationship with the written language, through the s characteristics and modalities, long before his entry into the school. Learn to read means learning to read the world, give meaning/significance to it. Given this context, the proposed work aims to list the main concepts that guide the process of reading and writing. The choice of this feature is to allow the researcher to cover a range of much broader phenomena than could search directly. At the end of this work it is possible to affirm that the reading is strictly related to writing, but their learning this traditionally linked to the linguistic, cultural, social attributes. On the evidence, there is a concern on the part of educators, mainly, in schools of basic education, to encourage children to read. And the classroom be a cradle of future writers, artists, if they are educators of children's literature and reading other texts a moment of leisure, where the student feel pleasure in reading a story, and do not see how a school task to fulfill. Reading as social practice, is without pre a means, never an endpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T14:25:31Z No. of bitstreams: 1 IOM24092013.pdf: 452540 bytes, checksum: 55d8fa7220791b54a1be7aa4477a9248 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T14:25:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IOM24092013.pdf: 452540 bytes, checksum: 55d8fa7220791b54a1be7aa4477a9248 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPCNSpt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.titleHabilidades para leitura e escrita: uma discussão com as PCNspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Sócrates Pereira-
dc.description.resumoEste trabalh o teve como objetivo analisar as habilidades da leitura e da escrita levando em consideração a discussão bibliográfica com as PCNS, em crianças no ensino fundamental , em um sentido mais amplo e abrangente o que acontece no cenário da leitura e escrita na educação infantil. É notável que a leitura e a escrita sejam iniciadas na escola, tendo em vista que ela tem o papel de estimular tais atos e analisar o desenvolvimento das crianças e seu relacionamento com a linguagem escrita, através da s suas características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado / significado a ele. Diante deste contexto, o trabalho proposto, objetiva elencar as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. A escolha desse recurso reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Ao término deste trabalho é possível afirmar que a leitura está estritamente relacionada à escrita, mas sua aprendizagem esta tradicionalmente ligada aos atributos linguísticos, culturais, sociais. Diante das evidências, há uma preocupação por parte dos educadores, principalmente, nas escolas do ensino fundamental, em incentivar a criança a ler. Devendo a sala de aula ser um berço de futuros escritores, artistas, se os educadores fizerem da literatura infantil e da leitura de outros textos um momento de lazer, onde o aluno sinta prazer em ler uma história, e não a veja como uma tarefa escolar a cumprir. A leitura, como prática social, é sem pre um meio, nunca um fim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IOM24092013.pdf441,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.