Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36578| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Desafios e perspectivas do ensino religioso : uma análise da prática docente nas escolas da Rede Estadual e Municipal de Guarabira - PB |
| Autor(es): | Gomes, Rozil da Silva |
| Primeiro Orientador: | Silva, Marinilson Barbosa da |
| Primeiro Coorientador: | Santa Rita, Valdir Efun Lourenço e Lima de |
| Resumo: | O presente estudo tem como tema desafios e perspectivas do Ensino Religioso (ER): uma análise da prática docente nas escolas da rede estadual e municipal de Guarabira-PB. O objeto de estudo concentrou-se na prática docente no ER, consciente de que refletir sobre a práxis docente no ER é, ao mesmo tempo, uma tarefa desafiadora e indispensável. Considerando que a (re)construção das práticas pedagógicas ocorre em um movimento dialético de planejamento, execução e avaliação de situações de ensino-aprendizagem, englobando na perspectiva decolonial, pluralismo religioso e educação antirracista. Assim, objetivamos com a pesquisa analisar os desafios e perspectivas da prática docente em ER nas escolas da rede estadual e municipal de Guarabira-PB. Em termos metodológicos, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, na qual foi possível compreender e descrever fenômenos a partir das percepções dos docentes entrevistados. Utilizamos uma abordagem fenomenológica, em que buscamos perceber as experiências vividas e os significados atribuídos pelos docentes entrevistados. Foi realizada uma pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada junto aos docentes de ER. Para a análise dos dados, realizamos as transcrições das entrevistas, ou seja, os áudios foram convertidos em textos para uma garantia maior das respostas coletadas. Ao analisar os conteúdos, separamos por categorias mais relevantes relacionadas ao objeto da pesquisa. No primeiro capítulo, a pesquisa fundamenta-se em autores como Aragão (2020), Benvenutti (2024), Junqueira (2015), dentre outros, que defendem um ER pluralista, decolonial e antirracista, problematizaremos sobre práticas docente em ER, nas quais apontamos a necessidade de uma abordagem de ensino pluralista, decolonial, antirracista. No segundo capítulo, trouxemos o ER no ambiente escolar, atravessamos o ER no Brasil, no estado da Paraíba e em Guarabira, analisando a rede de ensino municipal e estadual, baseado na proposta curricular de ambos, Plano de Educação Estadual e Municipal, as diretrizes pedagógicas da rede estadual e municipal. No terceiro capítulo, intitulado “Na fronteira dos desafios e na esperança das perspectivas do ensino religioso em Guarabira – PB” trouxemos o resultado da pesquisa semiestruturada junto aos docentes de ER e análise dos dados obtidos. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que a prática docente no Ensino Religioso desempenha um papel fundamental na promoção da transformação social dos educandos. Isso ocorre especialmente quando essa prática é orientada por uma perspectiva de educação antirracista, que valoriza o pluralismo religioso e se alinha a abordagens decoloniais. Dessa forma, o Ensino Religioso transcende a mera transmissão de conhecimentos, atuando como uma ferramenta poderosa para o questionamento de estruturas sociais excludentes e para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva. |
| Abstract: | Challenges and Perspectives of Religious Education: An Analysis of Teaching Practices in State and Municipal Schools in Guarabira (PB). This study addresses the challenges and perspectives of Religious Education (RE) by analyzing teaching practices in state and municipal schools in Guarabira, Paraíba. The research focuses on the praxis of RE instruction, acknowledging that reflecting on teachers’ practices is both a challenging and indispensable task. Recognizing that the (re)construction of pedagogical practices unfolds through a dialectical movement of planning, execution, and evaluation in teaching-learning scenarios and incorporating perspectives of decoloniality, religious pluralism, and anti-racist education the research aims to analyze the challenges and perspectives related to RE teaching in Guarabira's state and municipal networks. Methodologically, the research adopts a qualitative approach, which enables a thorough understanding and description of phenomena based on the perceptions of the interviewed educators. Through a phenomenological perspective, the study explores the lived experiences and meanings attributed by the participants. Field research was conducted using semi-structured interviews, the audio recordings of which were transcribed to ensure the veracity and depth of the collected responses. The data were then analyzed by categorizing the most relevant issues related to the research object. The first chapter grounds the study in the works of scholars such as Aragão (2020), Benvenutti (2024), and Junqueira (2015), among others, who support a pluralistic, decolonial, and anti-racist approach to. The second chapter examines RE within the school setting, traversing its implementation across Brazil, the state of Paraíba, and Guarabira specifically, through an analysis of the curricular proposals, state and municipal education plans, and pedagogical guidelines. In the third chapter, titled “At the Frontier of Challenges and in the Hope of Prospects for Religious Education in Guarabira – PB,” the results of the semi-structured interviews and the subsequent data analysis are presented. Preliminary findings indicate that teaching practices in Religious Education play a pivotal role in fostering social transformation. This is particularly evident when such practices are aligned with an anti-racist perspective, value religious pluralism, and adhere to decolonial approaches. Consequently, Religious Education transcends the mere transmission of knowledge, positioning itself as a powerful tool to question exclusionary social structures and to contribute to the construction of a more just, equitable, and inclusive society. |
| Palavras-chave: | Ensino religioso Prática docente Escolas - Desafios e perspectivas Religious Education Teaching Practice Schools Challenges Perspectives |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36578 |
| Data do documento: | 12-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RozilDaSilvaGomes_Dissert.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
