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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36584
Tipo: TCC
Título: Espaços de amenidade em campus universitário
Autor(es): Medeiros, Joshua Matheus Silva Lucena de.
Primeiro Orientador: Diniz, Marcelo Andrade
Resumo: O estudo teve como objetivo geral propor diretrizes projetuais para espaços de amenidade no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB), visando integrar conforto ambiental, paisagismo terapêutico e bem-estar físico em áreas subutilizadas do campus. De forma específica, buscou-se sistematizar referências teóricas sobre arquitetura terapêutica, identificar lacunas em projetos universitários no Brasil e aplicar diretrizes em propostas conceituais, transformando o espaço acadêmico em ambiente inclusivo, sustentável e de apoio à saúde mental. A metodologia adotou abordagem mista, combinando revisão bibliográfica sistemática com base no protocolo PRISMA, análise geoespacial do CT/UFPB e experimentações projetuais assistidas por Inteligência Artificial. Foram analisados 210 artigos, dos quais 20 atenderam aos critérios de inclusão, contemplando temas como conforto térmico, acessibilidade, ergonomia, paisagismo terapêutico e participação comunitária. Além da revisão, foram elaboradas fotomontagens para ilustrar a aplicação prática das diretrizes em locais estratégicos do campus. Os resultados indicaram que espaços universitários planejados com vegetação diversificada, mobiliário ergonômico, iluminação adequada e integração social contribuem para a redução do estresse, melhora da cognição e fortalecimento da vida comunitária. As fotomontagens demonstraram a viabilidade de intervenções em áreas atualmente cinzas, transformando-as em locais de convívio, descanso e restauração psicológica. Observou-se consenso na literatura sobre a importância do design biofílico e do conforto ambiental, embora houvesse divergências quanto à democratização ou elitização das amenidades. Estudos ressaltaram ainda a necessidade de métodos mistos de avaliação, unindo medições técnicas e percepções subjetivas dos usuários. Conclui-se que a implementação das diretrizes propostas tem potencial para elevar significativamente a qualidade de vida no CT/UFPB, promovendo saúde mental, interação social e inovação acadêmica. O trabalho contribui ao consolidar uma base de evidências aplicáveis ao contexto tropical e se apresenta como ponto de partida para futuros projetos e políticas de gestão universitária.
Abstract: The study's overall objective was to propose design guidelines for amenity spaces at the Federal University of Paraíba Technology Center (CT/UFPB), aiming to integrate environmental comfort, therapeutic landscaping, and physical well-being in underutilized areas of the campus. Specifically, the study sought to systematize theoretical references on therapeutic architecture, identify gaps in university projects in Brazil, and apply guidelines to conceptual proposals, transforming academic spaces into inclusive, sustainable, and supportive environments for mental health. The methodology adopted a mixed-method approach, combining a systematic literature review based on the PRISMA protocol, a geospatial analysis of the CT/UFPB, and design experiments assisted by Artificial Intelligence. A total of 210 articles were analyzed, of which 20 met the inclusion criteria, covering topics such as thermal comfort, accessibility, ergonomics, therapeutic landscaping, and community participation. In addition to the review, photomontages were created to illustrate the practical application of the guidelines in strategic locations on campus. The results indicated that university spaces designed with diverse vegetation, ergonomic furniture, adequate lighting, and social integration contribute to stress reduction, improved cognition, and strengthened community life. The photomontages demonstrated the feasibility of interventions in currently gray areas, transforming them into places of conviviality, rest, and psychological restoration. There was consensus in the literature on the importance of biophilic design and environmental comfort, although there were divergences regarding the democratization or elitism of amenities. Studies also highlighted the need for mixed-method evaluation, combining technical measurements and users' subjective perceptions. The conclusion is that the implementation of the proposed guidelines has the potential to significantly improve the quality of life at CT/UFPB, promoting mental health, social interaction, and academic innovation. This work contributes to consolidating an evidence base applicable to the tropical context and serves as a starting point for future university management projects and policies.
Palavras-chave: Espaços de amenidade
Paisagem
Campus universitário.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36584
Data do documento: 17-Out-2025
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

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