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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36597
Tipo: Tese
Título: Práticas de Educação Popular de religiosas inseridas : um estudo em ONGs na Arquidiocese da Paraíba
Autor(es): Pereira, Nelma Rejane Olinto de Oliveira
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: A Vida Religiosa Consagrada Feminina passou por uma mudança significativa com Concilio Vaticano II (1962-1965), marco na transformação do novo jeito de ser e fazer igreja. Nos anos de 1970, com as motivações da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base, muitas religiosas estabeleceram-se em comunidades periféricas. Dessa experiência, surgiram as Pequenas Comunidades Inseridas como uma alternativa de proximidade com as camadas populares. Com o processo de reabertura democrática no Brasil e o pontificado conservador de João Paulo II, as religiosas foram desafiadas a repensar suas práticas e ações, viram nas Organização Não Governamental - ONGs a possibilidade de garantir juridicamente a permanência dos projetos sociais, como também de tornarem-se veículos para uma ação pastoral, social e educacional renovadas. Para elas, essas organizações são entendidas como espaços comprometidos com as causas sociais, na defesa dos direitos humanos, que acolhem e aglutinam diversos atores sociais. O presente estudo teve como objetivo central investigar as práticas de educação popular de religiosas que vivem nas Pequenas Comunidades Inseridas no meio popular e que assumem liderança em ONGs no âmbito da Arquidiocese da Paraíba. Adotou como problematização a seguinte inquietação: Existe uma prática de educação popular específica das religiosas que estão na liderança de ONGs no âmbito da Arquidiocese da Paraíba? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem teórico-metodológica da educação popular enquanto epistemologia crítica, ancorada nos princípios metodológicos da História Oral e Memória, por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. A participação das freiras em ambientes populares, ONGs, comunidades inseridas e de educação popular é algo bastante relevante na história da educação na Paraíba. Nesta perspectiva, a atuação das religiosas como educadora popular tornou-se algo novo graças à uma prática educacional libertadora comprometida com a transformação da sociedade. Assim, confirmamos a tese que essas mulheres religiosas que atuam movidas por convicção cristã, imbuídas pelo desejo de transformar a sociedade a partir da educação, também são responsáveis por estabelecerem uma nova prática de educação popular.
Abstract: Consecrated Female Religious Life underwent a significant change with the Second Vatican Council (1962-1965), a milestone in the transformation of the new way of being and doing church. In the 1970s, motivated by Liberation Theology and the Basic Ecclesial Communities, many nuns settled in peripheral communities. From this experience, the Small Inserted Communities emerged as an alternative for proximity to the popular classes. With the process of democratic reopening in Brazil and the conservative pontificate of John Paul II, religious women were challenged to rethink their practices and actions. They saw in Non-Governmental Organizations (NGOs) the possibility of legally guaranteeing the permanence of social projects, as well as becoming vehicles for renewed pastoral, social and educational action. For them, these organizations are understood as spaces committed to social causes, in the defense of human rights, which welcome and bring together diverse social actors. The main objective of this study was to investigate the popular education practices of nuns who live in Small Communities Inserted in the Popular Environment and who assume leadership in NGOs within the Archdiocese of Paraíba. The following question was adopted as a problematization: Is there a specific popular education practice of nuns who are in the leadership of NGOs within the Archdiocese of Paraíba? This is a qualitative research, with a theoretical-methodological approach to popular education as a critical epistemology, anchored in the methodological principles of Oral History and Memory, through observations and semi-structured interviews. The participation of nuns in popular environments, NGOs, integrated communities and popular education is something quite relevant in the history of education in Paraíba. From this perspective, the role of nuns as popular educators became something new thanks to a liberating educational practice committed to transforming society. Thus, we confirm the thesis that these religious women who act driven by Christian conviction, imbued with the desire to transform society through education, are also responsible for establishing a new practice of popular education.
Palavras-chave: Educação Popular
Religiosas inseridas - Comunidades populares
Organizações não governamentais - ONGs
Pequenas comunidades inseridas - PCIs
Religious organizations
Non-governmental organizations (NGOs)
Popular education
Small integrated communities (SICs)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36597
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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