Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36598
Tipo: Tese
Título: O programa criança alfabetizada e a "gestão por resultados : um estudo de caso em São Lourenço da Mata/PE
Autor(es): Barbosa, Zenildo José
Primeiro Orientador: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Resumo: Esta tese tem o objetivo de analisar a política de alfabetização do estado de Pernambuco, o Programa Criança Alfabetizada (PCA), no município de São Lourenço da Mata/PE nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, investigando como essa política tem contribuído com o desmonte do trabalho educativo no espaço escolar. Buscou-se analisar o surgimento do Estado Capitalista neoliberal e a implementação da Nova Gestão Pública (NGP) no Brasil ao longo dos anos de 1990 e 2000 e seus impactos na educação. Para tanto, precisou-se compreender as avaliações em larga escala que tem cumprido papel importante na agenda neoliberal de mensurar o desempenho educacional, impactando no modelo gerencial das escolas públicas a partir dos resultados dessas avaliações, o que tem reconfigurado o trabalho dos profissionais, em especial do(a) professor(a) que tem visto suas práticas de ensino direcionadas para dar resultados nas disciplinas avaliadas, isso tem modificado as relações de/no trabalho e campo fértil para a instalação da cultura da performatividade competitiva, (Ball, 2005), mesmo que não declarada. Sendo assim, buscou-se apontar os fundamentos políticos, sociais e econômicos que deram origem ao PCA, analisando leis e textos normativos, uma vez que essa política traz um forte apelo aos resultados nas avaliações, instituindo premiações e ações de visibilidades para as escolas que obtém os melhores desempenhos. Desse modo, tornou-se urgente compreender como os sujeitos envolvidos no programa percebiam o PCA e sobre como tem sido o desenvolvimento do trabalho pedagógico do(a) docente na sala de aula e quais tem sido os impactos da gestão por resultados nesse trabalho. A pesquisa se constituiu em revisão bibliográfica, análise documental e análise da entrevista semiestruturada. A metodologia dessa pesquisa foi de natureza qualitativa integrada ao materialismo histórico-dialético, dialogando com outros teóricos e com a Pedagogia Histórico-Crítica. A coleta de dados envolveu entrevistas com os principais participantes do programa, em duas escolas municipais com resultados diferentes no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), em 2023. A investigação conclui que a classe docente tem sofrido ataques agressivos do Sistema capitalista neoliberal, sobretudo nas primeiras décadas dos anos 2000, escamoteados de reformas educacionais com qualidade, o que tem se mostrado inverídico, pois, na verdade a reforma tem implantado um modelo gerencial de resultados que tem reduzido o papel do(a) educador(a) a treinador em prol das metas que os sistemas de ensino desejam alcançar. Outra questão que também se chega à conclusão é no perfil dos estudantes que estão sendo formados nas escolas públicas, onde o foco tem sido apenas no desenvolvimento cognitivo em língua portuguesa e matemática, disciplinas importantes para a classe trabalhadora atender a demanda do mercado de trabalho, mas apresentou-se também nesta tese a Pedagogia Histórico-Crítica como uma alternativa para se repensar a estrutura curricular do programa, como alternativa para se repensar o trabalho docente com maior autonomia e foco no processo de formação integral dos discentes e como alternativa para que haja as transformações que a sociedade brasileira necessita na luta contra a hegemonia do neoliberalismo.
Abstract: This thesis aims to analyze the literacy policy of the state of Pernambuco, the Literacy Child Program (PCA), in the municipality of São Lourenço da Mata/PE in the 2nd year of Elementary School classes, investigating how this policy has contributed to the dismantling of teaching pedagogical work in the school space. We sought to analyze the emergence of the neoliberal Capitalist State and the implementation of New Public Management (NGP) in Brazil throughout the 1990s and 2000s and its impacts on education. To this end, it was necessary to understand the large-scale evaluations that have played an important role in the neoliberal agenda of measuring educational performance, impacting the management model of public schools based on the results of these evaluations, which has reconfigured the work of professionals, especially teachers who have seen their teaching practices aimed at delivering results in the subjects evaluated, this has modified relationships at work and fertile ground for the installation of the culture of competitive performativity (Ball, 2005), even if not declared. Therefore, we sought to point out the political, social and economic foundations that gave rise to the PCA, analyzing laws and normative texts, since this policy brings a strong appeal to results in evaluations, instituting awards and visibility actions for schools that obtain the best performances. Therefore, it became urgent to understand how the subjects involved in the program perceived PCA and how the teacher's pedagogical work has been developed in the classroom and what the impacts of results-based management have been on this work. The research consisted of a bibliographic review, document analysis and semi-structured interview analysis. The methodology of this research was of a qualitative nature integrated with historical-dialectical materialism, dialoguing with other theorists and with Historical-Critical Pedagogy. Data collection involved interviews with the main participants of the program, in two municipal schools with different results in the Pernambuco Educational Assessment System (SAEPE), in 2023. The investigation concludes that the teaching class has suffered aggressive attacks from the neoliberal capitalist system, especially in the first decades of the 2000s, hidden from quality educational reforms, which has proven to be untrue, as, in fact, the reform has implemented a management model of results that has reduced the role of the educator to a trainer in favor of the goals that the education systems wish to achieve. Another issue that also comes to a conclusion is the profile of students who are being trained in public schools, where the focus has been only on cognitive development in Portuguese and mathematics, important subjects for the working class to meet the demand of the job market, but this thesis also presented Historical-Critical Pedagogy as an alternative to rethink the curricular structure of the program, as an alternative to rethink teaching work with greater autonomy and focus on the process of integral training of students and as an alternative for the transformations that society Brazilian society needs in the fight against the hegemony of neoliberalism.
RESUMEN Esta tesis tiene como objetivo analizar la política de alfabetización del estado de Pernambuco, el Programa de Alfabetización Infantil (PCA), en el municipio de São Lourenço da Mata/PE en el 2º año de la Enseñanza Primaria, investigando cómo esa política ha contribuido al desmantelamiento del trabajo pedagógico docente en el espacio escolar. Buscamos analizar el surgimiento del Estado capitalista neoliberal y la implementación de la Nueva Gestión Pública (NGP) en Brasil a lo largo de las décadas de 1990 y 2000 y sus impactos en la educación. Para ello, fue necesario comprender las evaluaciones a gran escala que han jugado un papel importante en la agenda neoliberal de medición del desempeño educativo, impactando el modelo de gestión de las escuelas públicas a partir de los resultados de dichas evaluaciones, lo que ha reconfigurado el trabajo de los profesionales, especialmente de los docentes, que han visto sus prácticas docentes encaminadas a entregar resultados en las materias evaluadas, esto ha modificado las relaciones en el trabajo y terreno fértil para la instalación de la cultura de la performatividad competitiva (Ball, 2005), incluso si no se declara. Por lo tanto, buscamos señalar los fundamentos políticos, sociales y económicos que dieron origen a la PCA, analizando leyes y textos normativos, ya que esta política trae un fuerte atractivo a los resultados en las evaluaciones, instituyendo premios y acciones de visibilidad para las escuelas que obtienen los mejores desempeños. Por lo tanto, se hizo urgente comprender cómo los sujetos involucrados en el programa percibieron la ACP y cómo se ha desarrollado el trabajo pedagógico del docente en el aula y cuáles han sido los impactos de la gestión por resultados en ese trabajo. La investigación consistió en una revisión bibliográfica, análisis de documentos y análisis de entrevistas semiestructuradas. La metodología de esta investigación fue de carácter cualitativo integrada con el materialismo histórico-dialéctico, dialogando con otros teóricos y con la Pedagogía Histórico-Crítica. La recolección de datos implicó entrevistas con los principales participantes del programa, en dos escuelas municipales con resultados diferentes en el Sistema de Evaluación Educativa de Pernambuco (SAEPE), en 2023. La investigación concluye que la clase docente ha sufrido ataques agresivos del sistema capitalista neoliberal, especialmente en las primeras décadas de la década de 2000, oculta a reformas educativas de calidad, lo que ha demostrado ser falso, ya que, de hecho, la reforma implementó un modelo de gestión de resultados que redujo el papel del docente. educador para orientar hacia los objetivos que los sistemas educativos quieren alcanzar. Otro tema que también llega a una conclusión es el perfil de los estudiantes que se están formando en las escuelas públicas, donde el foco ha estado solo en el desarrollo cognitivo en portugués y matemáticas, materias importantes para que la clase trabajadora atienda la demanda del mercado laboral, pero esta tesis también presentó la Pedagogía Histórico-Crítica como una alternativa para repensar la estructura curricular del programa, como una alternativa para repensar el trabajo docente con mayor autonomía y enfocarse en el proceso de formación integral de los estudiantes y como una alternativa para las transformaciones que vive la sociedad. La sociedad brasileña necesita en la lucha contra la hegemonía del neoliberalismo.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Gestão por resultados
Performatividade
Trabalho educativo
Materialismo histórico-dialético
Educational Policies
Management by Results
Performativity
Teaching Pedagogical Work
Historical-Dialectical Materialism
Políticas Educativas
Gestión por Resultados
Performatividad
Trabajo Educativo
Materialismo histórico-dialéctico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36598
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZenildoJoséBarbosa_Tese.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons