Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Fabia Kadhija Brito do-
dc.date.accessioned2025-11-25T10:26:28Z-
dc.date.available2025-11-25-
dc.date.available2025-11-25T10:26:28Z-
dc.date.issued205-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36602-
dc.description.abstractReading poetry in the Early Years of Elementary School, especially during the Literacy Cycle, is essential for the formation of readers, due to the playfulness, musicality and symbolic games that the genre presents, providing meaningful experiences of enjoyment. Through poetry, children’s imagination, sensitivity, emotional awareness, and perception of the surrounding world are awakened and fostered. Thus, the aim of this research is to present the reading of poetry as a significant aesthetic experience in the Early Years of Elementary Education, while proposing possibilities for mediated reading of Cecília Meireles’s Ou Isto ou Aquilo as an opportunity to engage with various dimensions of the expected developmental process at this stage of schooling; in addition to providing access to one of the most important works of Brazilian Children’s Literature. This research adopts a bibliographical approach, theoretically grounded in the works of Candido (2012), Cademartori (1987), Soares (2011), Faria (2004), Arroyo (2011), and Zilberman & Lajolo (2007). Through this study, it becomes evident that reading poetry in the Early Years of Elementary Education offers significant aesthetic experiences that contribute to the formation of sensitive and critical readers. Therefore, the role of the mediator is fundamental in promoting the reading of poetry in a comprehensive and meaningful way, enabling children to develop a pleasurable relationship with Literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-25T10:26:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FKBN25112025.pdf: 1010314 bytes, checksum: 8dc47c4e69bae110eee5112f5702f87e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-25T10:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FKBN25112025.pdf: 1010314 bytes, checksum: 8dc47c4e69bae110eee5112f5702f87e (MD5) Previous issue date: 205-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOu Isto ou Aquilopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleA leitura de ou isto ou aquilo de Cecília Meireles nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Graciele de-
dc.description.resumoA leitura de poesia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no Ciclo de Alfabetização, é primordial na formação de leitores/as, devido à ludicidade, à musicalidade e aos jogos simbólicos que o gênero apresenta, fornecendo significativas experiências de fruição. Por meio dos poemas, a imaginação, a sensibilidade, a emoção e a leitura do mundo ao redor, são despertados e estimulados nas crianças. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar a leitura de poesia como uma experiência estética significativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, propondo possibilidades de mediação de leitura da obra Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles como uma oportunidade para vivenciar inúmeros aspectos do desenvolvimento esperado nesta etapa escolar, além de oportunizar a leitura de uma das mais importantes obras da Literatura Infantil brasileira. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, fundamentada teoricamente em Candido (2012), Cademartori (1987), Soares (2011), Faria (2004), Arroyo (2011) e Zilberman e Lajolo (2007). Através deste estudo, tornase evidente que a leitura de poesia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oferece experiências estéticas significativas, que favorecem a formação de leitores sensíveis e críticos. Sendo fundamental o papel do/a mediador/a em promover a leitura de poesia de forma abrangente e significativa, possibilitando que as crianças desenvolvam uma relação prazerosa com a Literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FKBN25112025.pdf986,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons