Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria de Fátima Marques dos-
dc.date.accessioned2025-11-25T13:03:40Z-
dc.date.available2025-11-25-
dc.date.available2025-11-25T13:03:40Z-
dc.date.issued2025-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36618-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze how bullying affects students' lives in their learning process, in addition to coping strategies within the school. The study also aims to describe what bullying is and what its impacts are within the school context; to highlight the different manifestations of this practice; to point out the teacher's role in preventing this phenomenon and in raising awareness about its consequences; and, finally, to specify strategies for combating bullying in schools, as indicated in the literature.Based on Brazilian legislation, such as the Statute of the Child and Adolescent (Law No. 8,069-1990), Law No. 13,185-2015, and Law No. 13,663-2018, the importance of promoting a safe and welcoming school environment is evident, one in which awareness practices, professional training, and the involvement of the school community must be fostered. Furthermore, the study reinforces the role of teachers, administrators, and family members in implementing educational actions, awareness campaigns, and intervention strategies, such as the production of essays, debates, and collaborative campaigns, with the goal of reducing bullying cases and their emotional, social, and learning repercussions on students.It is concluded that tackling this problem requires joint and continuous actions, based on legislation and appropriate training, to ensure the integral development of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-25T13:03:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFMS25112025.pdf: 601317 bytes, checksum: fb30c76e60fb0240c595fa08eb154cab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-25T13:03:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFMS25112025.pdf: 601317 bytes, checksum: fb30c76e60fb0240c595fa08eb154cab (MD5) Previous issue date: 2025-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectConsequências - bullyingpt_BR
dc.subjectEstratégias de enfrentamentopt_BR
dc.titleO bullying e suas implicações nos processos de aprendizagem: estratégias e enfrentamentos no espaço escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar como o bullying afeta a vida dos estudantes, em seu processo de aprendizagem, além das estratégias de enfrentamento na escola. O estudo também visa descrever o que é o bullying e quais são os seus impactos dentro do contexto escolar; destacar as diferentes manifestações dessa prática; apontar o papel do professor na prevenção desse fenômeno e na conscientização a respeito das consequências desse ato ; e ,por fim, especificar estratégias apontadas na literatura de combate ao bullying na escola. Tendo como a base a legislação brasileira, como o Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei n 8.069-1990), a Lei n 13.185-2015 e a Lei n 13.663-2018, é evidente a importância de promover um ambiente escolar segura e acolhedor, no qual deve-se promover práticas de conscientização, capacitação dos profissionais e envolvimento da comunidade escolar. Ademais, o estudo reforça o papel dos professores, gestores e familiares na implementação de ações educativas, campanhas de conscientização e estratégias de intervenção, como a produção de redações, debates e campanhas colaborativas, tendo como objetivo diminuir os casos de bullying e suas repercussões emocionais, sociais e na aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o enfrentamento desse problema exige ações conjuntas e contínuas, fundamentadas na legislação, e formação adequada, para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFMS25112025.pdf587,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons