Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Polyanna Laura Cardoso Sena do-
dc.date.accessioned2025-11-25T20:09:16Z-
dc.date.available2025-07-05-
dc.date.available2025-11-25T20:09:16Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36629-
dc.description.abstractThis research paper focuses on analyzing the public policy of professional higher education proposed by the National Secretariat of Public Security to all state military police forces in Brazil, more specifically the evaluation of its implementation in Paraíba, between 2022 and 2024, in the Officer Training Course (CFO). The objective is to understand whether this training has contributed to the construction of a professional profile appropriate to the current challenges of citizen security, based on the construction of institutional values guided by the defense of human rights and citizenship, established by the democratic rule of law. To this end, the methodology used was descriptive field research, with a qualitative approach, which was carried out with data collection through the use of a questionnaire applied to students in the last year of the OTC. As a result, it was found that there is a 97% compatibility between the training offered to student officers of the Military Police of Paraíba, in relation to the model established by the National Secretariat of Public Security, both by the comparative analysis between the aforementioned curricula and by the perception of the graduates. Considering the breadth of possible approaches within the theme of police education, there is still much content that needs to be explored in depth. This work was dedicated to only one content among the myriad of options available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-11-25T20:09:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PolyannaLauraCardosoSenaDoAmaral_Dissert.pdf: 3111941 bytes, checksum: 825808c372589e100b65e5b819d3b2bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-25T20:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PolyannaLauraCardosoSenaDoAmaral_Dissert.pdf: 3111941 bytes, checksum: 825808c372589e100b65e5b819d3b2bf (MD5) Previous issue date: 2025-02-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superior - avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino policialpt_BR
dc.subjectSegurança cidadãpt_BR
dc.subjectEvaluation of higher educationpt_BR
dc.subjectPolice educationpt_BR
dc.subjectCitizen securitypt_BR
dc.titleA formação profissional em segurança pública na Paraíba : avaliação do curso de formação de oficiais da polícia militar e sua contribuição para a segurança cidadã (2022-2024)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5386283033040225pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como foco de análise a política pública de educação superior profissional proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a todas as polícias militares estaduais do Brasil, mais especificamente a avaliação da sua implementação na Paraíba, entre os anos de 2022 a 2024, no Curso de Formação de Oficiais (CFO). O objetivo é perceber se essa formação tem contribuído para a edificação do perfil profissiográfico adequado aos desafios atuais da segurança cidadã, baseado na construção de valores institucionais pautados na defesa dos direitos humanos e da cidadania, instituídos pelo Estado democrático de direito. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, que foi realizada com a coleta de dados por meio do uso de questionário aplicado aos alunos do último ano do CFO. Como resultado, constatouse que há uma compatibilidade de 97% entre a formação oferecida aos alunos-oficiais da Polícia Militar da Paraíba, em relação ao modelo estabelecido pela SENASP, tanto pela análise comparativa entre os currículos supramencionados quanto pela percepção dos formandos. Considerando a amplitude de abordagens possíveis dentro da temática de ensino policial, ainda há muitos conteúdos que precisam ser aprofundados. Este trabalho dedicou-se a apenas um conteúdo dentre a miríade de opções disponíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PolyannaLauraCardosoSenaDoAmaral_Dissert.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons