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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36629
Tipo: Dissertação
Título: A formação profissional em segurança pública na Paraíba : avaliação do curso de formação de oficiais da polícia militar e sua contribuição para a segurança cidadã (2022-2024)
Autor(es): Amaral, Polyanna Laura Cardoso Sena do
Primeiro Orientador: Geglio, Paulo César
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como foco de análise a política pública de educação superior profissional proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a todas as polícias militares estaduais do Brasil, mais especificamente a avaliação da sua implementação na Paraíba, entre os anos de 2022 a 2024, no Curso de Formação de Oficiais (CFO). O objetivo é perceber se essa formação tem contribuído para a edificação do perfil profissiográfico adequado aos desafios atuais da segurança cidadã, baseado na construção de valores institucionais pautados na defesa dos direitos humanos e da cidadania, instituídos pelo Estado democrático de direito. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, que foi realizada com a coleta de dados por meio do uso de questionário aplicado aos alunos do último ano do CFO. Como resultado, constatouse que há uma compatibilidade de 97% entre a formação oferecida aos alunos-oficiais da Polícia Militar da Paraíba, em relação ao modelo estabelecido pela SENASP, tanto pela análise comparativa entre os currículos supramencionados quanto pela percepção dos formandos. Considerando a amplitude de abordagens possíveis dentro da temática de ensino policial, ainda há muitos conteúdos que precisam ser aprofundados. Este trabalho dedicou-se a apenas um conteúdo dentre a miríade de opções disponíveis.
Abstract: This research paper focuses on analyzing the public policy of professional higher education proposed by the National Secretariat of Public Security to all state military police forces in Brazil, more specifically the evaluation of its implementation in Paraíba, between 2022 and 2024, in the Officer Training Course (CFO). The objective is to understand whether this training has contributed to the construction of a professional profile appropriate to the current challenges of citizen security, based on the construction of institutional values guided by the defense of human rights and citizenship, established by the democratic rule of law. To this end, the methodology used was descriptive field research, with a qualitative approach, which was carried out with data collection through the use of a questionnaire applied to students in the last year of the OTC. As a result, it was found that there is a 97% compatibility between the training offered to student officers of the Military Police of Paraíba, in relation to the model established by the National Secretariat of Public Security, both by the comparative analysis between the aforementioned curricula and by the perception of the graduates. Considering the breadth of possible approaches within the theme of police education, there is still much content that needs to be explored in depth. This work was dedicated to only one content among the myriad of options available.
Palavras-chave: Ensino superior - avaliação
Ensino policial
Segurança cidadã
Evaluation of higher education
Police education
Citizen security
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36629
Data do documento: 19-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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