Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Gabriela Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-11-26T17:50:45Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T17:50:45Z-
dc.date.issued2025-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36646-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how artistic experiences related to Northeastern Brazilian culture, carried out in the pedagogical practice of a preschool teacher, contribute to the cultural development of children. The guiding research question was: in what ways can artistic experiences focused on Northeastern culture contribute as formative experiences in Early Childhood Education?The research is grounded in the reflections of Carlos Rodrigues Brandão (2005; 2006) on popular education and cultural languages, the contributions of Ana Mae Barbosa (2005) and Silvia Cordeiro Nassif Schroeder (2012) on art education, as well as the guidelines of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2009) and the Curriculum Proposal of Paraíba (2019).This is a qualitative, empirical study developed through observations conducted during a non-mandatory internship in a private Early Childhood Education school, in an Infantil 5 class, located in João Pessoa. For data analysis, thematic analysis (Bardin, 2011) was used, allowing the observed field data to be related to the theoretical and documentary references studied.The observed experiences included various artistic languages, such as painting, woodcut printing (xilogravura), sculpture, cordel literature, and music, highlighting local artists such as José Altino and Jackson do Pandeiro.The results indicate that the integration of art and local culture fosters expression, a sense of belonging, and the construction of children’s cultural identity, in addition to enhancing ongoing teacher development. Therefore, the artistic experiences proved to be meaningful learning experiences, valuing regional culture and strengthening the bonds between school, community, and cultural identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-26T17:50:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GGA26112025.pdf: 7432932 bytes, checksum: 1986330ec954922f39ab9d666a64ce17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-26T17:50:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GGA26112025.pdf: 7432932 bytes, checksum: 1986330ec954922f39ab9d666a64ce17 (MD5) Previous issue date: 2025-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCultura nordestinapt_BR
dc.subjectVivências artísticaspt_BR
dc.subjectFormação culturalpt_BR
dc.titleVivências artísticas na educação infantil: a cultura nordestina como experiência formativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Margareth de-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender como vivências artísticas relacionadas à cultura nordestina, realizadas na prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil, contribuem para a formação cultural das crianças. A questão que orientou a pesquisa foi: de que forma as vivências artísticas voltadas à cultura nordestina podem contribuir como experiência formativa na Educação Infantil? A pesquisa fundamenta-se nas reflexões de Carlos Rodrigues Brandão (2005; 2006) sobre educação popular e linguagens da cultura, nas contribuições de Ana Mae Barbosa (2005) e de Silvia Cordeiro Nassif Schroeder (2012) sobre arte-educação, além das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e da Proposta Curricular da Paraíba (2019). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter empírico, desenvolvida a partir de observações realizadas durante o estágio não obrigatório em uma escola particular de Educação Infantil, na turma do Infantil 5, localizada em João Pessoa. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise temática (Bardin, 2011), que permitiu relacionar o que foi observado no campo de pesquisa com os referenciais teóricos e documentais estudados. As vivências observadas contemplaram diferentes linguagens artísticas, como pintura, xilogravura, escultura, literatura de cordel e música, destacando artistas locais como José Altino e Jackson do Pandeiro. Os resultados indicam que a articulação entre arte e cultura local favorece a expressão, o sentimento de pertencimento e a construção da identidade cultural das crianças, além de ampliar a formação docente em processo. As vivências artísticas se mostraram, portanto, experiências significativas de aprendizagem, valorizando a cultura regional e fortalecendo os vínculos entre escola, comunidade e identidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGA26112025.pdf7,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons