Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNoronha, Débora Maria Santos Alves de-
dc.date.accessioned2025-11-26T18:30:24Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T18:30:24Z-
dc.date.issued2025-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36651-
dc.description.abstractThis study explores the importance of sexuality education in early childhood, recognizing it as a vital aspect of human development that remains overshadowed by silence, taboos, and resistance—factors that increase children's vulnerability. Employing a qualitative approach, the research was conducted through a bibliographic review of books, scholarly articles, and official documents, aiming to deepen the discourse and examine sexuality through social, cultural, and ethical lenses. The findings reveal ongoing challenges, including insufficient teacher training and opposition from certain families. Nonetheless, the study underscores the value of open dialogue and the integration of pedagogical practices related to sexuality as essential steps toward fostering a safer, more inclusive, and respectful environment for children. It concludes that sexuality education not only serves as a preventive measure against abuse but also promotes self-awareness, bodily autonomy, and respect for diversity. Furthermore, the research affirms the alignment of this theme with core principles of Early Childhood Education—such as the significance of play and interaction, the recognition of children as rights-bearing individuals, and collaboration with families—ultimately contributing to the development of critical, autonomous learners capable of forming diverse educational relationships.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-26T18:30:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMSAN26112025.pdf: 796075 bytes, checksum: ea46506da21026640d277482093a19b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-26T18:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMSAN26112025.pdf: 796075 bytes, checksum: ea46506da21026640d277482093a19b0 (MD5) Previous issue date: 2025-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectSexualidade - infânciapt_BR
dc.titleEducação para a sexualidade na educação infantil: uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Guedes da-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a relevância da educação para a sexualidade na Educação Infantil, reconhecendo-a como dimensão fundamental do desenvolvimento humano, mas ainda marcada por silenciamentos, tabus e resistências que tornam as crianças mais vulneráveis. A investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma análise bibliográfica de livros, artigos científicos e documentos oficiais, a fim de aprofundar o debate e compreender a sexualidade em suas dimensões social, cultural e ética. O estudo evidenciou desafios persistentes, como a carência de formação adequada dos professores e a resistência de parte das famílias, mas destacou o diálogo e a implementação de práticas pedagógicas sob a temática da sexualidade como caminhos para a construção de uma infância mais segura, plural e respeitosa. Conclui-se que a educação para a sexualidade, além de atuar como estratégia de prevenção a situações de abuso, configura-se como prática pedagógica fundamental para promover o autoconhecimento, o respeito ao próprio corpo e à diversidade de corpos. A pesquisa demonstrou, ainda, que essa temática se articula de forma pertinente aos princípios da Educação Infantil, como a valorização do brincar e das interações, o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e a parceria com a família, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, autônomos e capazes de construir relações educativas múltiplas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMSAN26112025.pdf777,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons