Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Janierys Lourenço Lins-
dc.date.accessioned2025-11-27T10:40:11Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-11-27T10:40:11Z-
dc.date.issued2025-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36659-
dc.description.abstractThis research analyses the use of the online class diary through the Integrated Education Management System (SIGEduc) in terms of the use of this tool in the completion of pedagogical activities by teachers at Municipal Primary Schools (early years) in Polo I, in the municipality of Santa Rita, Paraíba. SIGEduc is a digital platform developed to computerise and optimise school management in basic education, covering both the administrative and academic aspects of educational institutions. The methodology adopted is characterised as applied and descriptive research, using a combined quantitative and qualitative approach. Data was collected using a questionnaire on Google Forms, based on categorical content analysis for data processing. The results showed that although teachers recognise the importance of SIGEduc, they still face technical and operational difficulties, as well as insufficient training to use the platform effectively. As a practical action, short video tutorials were developed to guide teachers, which were made available through the institutional networks of the Department of Education of the municipality of Santa Rita, Paraíba. The conclusion is that strengthening continuing education and technical support are essential if SIGEduc is to be fully incorporated as a tool to support pedagogical practice. This system has the potential to become a strategic tool in pedagogical planning, provided there is continuous investment in infrastructure, training and active listening to the teachers who constantly use this tool.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-11-27T10:40:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JanierysLourençoLinsAlbuquerque_Dissert.pdf: 6166065 bytes, checksum: 9e3e07b6c1688327bd3254ac1ae8833f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-27T10:40:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JanierysLourençoLinsAlbuquerque_Dissert.pdf: 6166065 bytes, checksum: 9e3e07b6c1688327bd3254ac1ae8833f (MD5) Previous issue date: 2025-06-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas de ensino fundamental – Rede Pública de Ensino do Município de Santa Rita – PBpt_BR
dc.subjectDiário de classe onlinept_BR
dc.subjectSistema integrado de gestão da educação – SIGEducpt_BR
dc.subjectVídeos tutoriaispt_BR
dc.subjectElementary schools - Public Education Network of the Municipality of Santa Rita - PBpt_BR
dc.subjectOnline class diarypt_BR
dc.subjectIntegrated education management system - SIGEducpt_BR
dc.subjectVideo tutorialspt_BR
dc.titleO uso do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) no município de Santa Rita – PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Genoveva Batista do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5601656144053464pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 27/11/2025pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa a utilização do diário de classe online por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) quanto ao uso dessa ferramenta no preenchimento das atividades pedagógicas por professoras de Escolas Municipais do Ensino Fundamental (anos iniciais) do Polo I, no Município de Santa Rita, Paraíba. O SIGEduc é uma plataforma digital desenvolvida para informatizar e otimizar a gestão escolar no ensino básico, abrangendo tanto a parte administrativa quanto a acadêmica de instituições de ensino. A metodologia adotada caracteriza-se como pesquisa aplicada e descritiva, empregando-se a abordagem combinada (quantitativa e qualitativa), e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário no Google Forms, fundamentados na análise de conteúdo categorial para tratamentos dos dados. Os resultados demonstraram que, embora reconheçam a importância do SIGEduc, os professores ainda enfrentam dificuldades técnicas e operacionais, além de uma formação insuficiente para o uso eficaz da plataforma. Como ação prática, foram desenvolvidos vídeos tutoriais curtos voltados para a orientação de professores, os quais foram disponibilizados por meio das redes institucionais da Secretaria de Educação do município de Santa Rita, Paraíba. Concluiu-se que o fortalecimento da formação continuada e do suporte técnico são essenciais para que o SIGEduc seja plenamente incorporado como instrumento de apoio à prática pedagógica. O referido sistema possui potencial para se tornar uma ferramenta estratégica no planejamento pedagógico, desde que haja investimento contínuo em infraestrutura, formação e escuta ativa dos professores que utilizam constantemente essa ferramenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanierysLourençoLinsAlbuquerque_Dissert.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons