Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36659
Tipo: Dissertação
Título: O uso do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) no município de Santa Rita – PB
Autor(es): Albuquerque, Janierys Lourenço Lins
Primeiro Orientador: Nascimento, Genoveva Batista do
Resumo: Este estudo analisa a utilização do diário de classe online por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) quanto ao uso dessa ferramenta no preenchimento das atividades pedagógicas por professoras de Escolas Municipais do Ensino Fundamental (anos iniciais) do Polo I, no Município de Santa Rita, Paraíba. O SIGEduc é uma plataforma digital desenvolvida para informatizar e otimizar a gestão escolar no ensino básico, abrangendo tanto a parte administrativa quanto a acadêmica de instituições de ensino. A metodologia adotada caracteriza-se como pesquisa aplicada e descritiva, empregando-se a abordagem combinada (quantitativa e qualitativa), e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário no Google Forms, fundamentados na análise de conteúdo categorial para tratamentos dos dados. Os resultados demonstraram que, embora reconheçam a importância do SIGEduc, os professores ainda enfrentam dificuldades técnicas e operacionais, além de uma formação insuficiente para o uso eficaz da plataforma. Como ação prática, foram desenvolvidos vídeos tutoriais curtos voltados para a orientação de professores, os quais foram disponibilizados por meio das redes institucionais da Secretaria de Educação do município de Santa Rita, Paraíba. Concluiu-se que o fortalecimento da formação continuada e do suporte técnico são essenciais para que o SIGEduc seja plenamente incorporado como instrumento de apoio à prática pedagógica. O referido sistema possui potencial para se tornar uma ferramenta estratégica no planejamento pedagógico, desde que haja investimento contínuo em infraestrutura, formação e escuta ativa dos professores que utilizam constantemente essa ferramenta.
Abstract: This research analyses the use of the online class diary through the Integrated Education Management System (SIGEduc) in terms of the use of this tool in the completion of pedagogical activities by teachers at Municipal Primary Schools (early years) in Polo I, in the municipality of Santa Rita, Paraíba. SIGEduc is a digital platform developed to computerise and optimise school management in basic education, covering both the administrative and academic aspects of educational institutions. The methodology adopted is characterised as applied and descriptive research, using a combined quantitative and qualitative approach. Data was collected using a questionnaire on Google Forms, based on categorical content analysis for data processing. The results showed that although teachers recognise the importance of SIGEduc, they still face technical and operational difficulties, as well as insufficient training to use the platform effectively. As a practical action, short video tutorials were developed to guide teachers, which were made available through the institutional networks of the Department of Education of the municipality of Santa Rita, Paraíba. The conclusion is that strengthening continuing education and technical support are essential if SIGEduc is to be fully incorporated as a tool to support pedagogical practice. This system has the potential to become a strategic tool in pedagogical planning, provided there is continuous investment in infrastructure, training and active listening to the teachers who constantly use this tool.
Palavras-chave: Escolas de ensino fundamental – Rede Pública de Ensino do Município de Santa Rita – PB
Diário de classe online
Sistema integrado de gestão da educação – SIGEduc
Vídeos tutoriais
Elementary schools - Public Education Network of the Municipality of Santa Rita - PB
Online class diary
Integrated education management system - SIGEduc
Video tutorials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36659
Data do documento: 20-Jun-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanierysLourençoLinsAlbuquerque_Dissert.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons