Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jardelina Araújo de-
dc.date.accessioned2018-03-08T12:35:50Z-
dc.date.available2014-03-17-
dc.date.available2018-03-08T12:35:50Z-
dc.date.issued2014-01-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3666-
dc.description.abstractThis work is subject to evaluation practice in early childhood education, and how to understand the investigative objective evaluation method developed by teachers in early childhood education, from the reflection of the difficulties present in the experiences and advances searches This work is the result of a field research developed a qualitative approach with a view to grasp reality in its complexity and recognizing all those involved. Through questionnaires given to three teachers were interviewed about the practice of evaluation. As a theoretical framework we refer to studies HOFFMANN (1995), Luckesi, (1994), the NCP 'S, (1998), and RCNEI , (1998) . The research developed allowed some results that led us to understand that teachers need more guidance on educational assessment in kindergarten , so we really can reflect and evaluate ongoing questioning about our own actions , and practice evaluation as a tool and mediation learning in the school education process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T12:35:50Z No. of bitstreams: 1 JAS17032014.pdf: 377453 bytes, checksum: 7b8d810b26f5eeba482bc4204ab03ba2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T12:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAS17032014.pdf: 377453 bytes, checksum: 7b8d810b26f5eeba482bc4204ab03ba2 (MD5) Previous issue date: 2014-01-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA prática da avaliação na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a prática da avaliação na Educação Infantil, e como objetivo investigativo compreender a prática avaliativa desenvolvida por professoras da educação infantil, a partir da reflexão das dificuldades e avanços presentes nas experiências pesquisadas O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo, desenvolvida numa abordagem qualitativa, na perspectiva de apreender a realidade na sua complexidade e reconhecendo todos os sujeitos envolvidos. Através de questionários aplicados a três professoras, foram coletadas informações sobre a prática da avaliação. Como fundamentação teórica, nos reportamos aos estudos de Hoffmann (1996), Luckesi (1994), os PCNs (1998), e o RCNEI, (1998). A pesquisa desenvolvida possibilitou alguns resultados que nos levaram à compreensão de que as professoras necessitam de mais orientações pedagógicas sobre a avaliação na Educação Infantil, para que realmente possam avaliar, refletir e questionar permanentemente sobre nossas próprias ações, e praticar a avaliação como instrumento e mediação de aprendizagem no processo do ensino escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS17032014.pdf368,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.