Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36678| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o programa de bolsa permanência: um estudo em torno do impacto da crise humanitária e sanitária da COVID-19 no processo de educação tecnológica no Campus Recife do IFPE |
| Autor(es): | Lima, Thaís Farias de Brito |
| Primeiro Orientador: | Moreira, Orlandil de Lima |
| Resumo: | Esta dissertação analisa o impacto da crise humanitária e sanitária da COVID-19 na vida de estudantes beneficiários/as do Programa Bolsa Permanência a partir de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, entre os anos de 2019 e 2022. Metodologicamente, foi utilizada uma abordagem quatitativa. Inicialmente, foi elaborada uma base de dados original, com informações obtidas a partir do sistema Q-Acadêmico, junto às inscrições contempladas dos editais do programa Bolsa Permanência do Campus. Posteriormente, utilizou-se de estatística descritiva para analisar os dados relativos aos estudantes beneficiários/as em relação aos/as discentes não beneficiados/as pelo Programa. Além disso, foram coletadas as informações divulgadas pelo Comitê de Êxito e Permanência do IFPE de uma pesquisa referente aos anos 2017 a 2023 realizada com estudantes que evadiram do Instituto. Nesta pesquisa, aplicaram-se questionários via sistema Google Forms para os que evadiram, sendo os resultados divulgados publicamente pelo IFPE. Para nossa análise, utilizamos o recorte dos anos 2019 a 2022 e das respostas fornecidas pelos/as alunos/as evadidos/as especifespecificamente do Campus Recife. Através dessas amostras, foi averiguada a relação entre os dados quantitativos do Programa Bolsa Permanência coletados anualmente e as informações sobre evasão escolar ao longo do período estudado, conforme disponibilizado pela Instituição. Da mesma forma, foram analisados fatores relativos à evasão escolar do Campus, destacando gênero, raça, renda, fatores pessoais, internos e externos, e as demais consequências da pandemia durante os anos propostos. Como resultado, temos que a pandemia de COVID-19 intensificou os desafios estruturais já existentes no ensino superior, como a precariedade financeira, dificuldades de deslocamento e falta de acesso à tecnologia. Além disso, questões emocionais e psicológicas, como o aumento de stresse e ansiedade, contribuíram significativamente para a evasão escolar, especialmente entre estudantes de baixa renda. O Programa Bolsa Permanência demonstrou potencial em reduzir esses índices, mas sua eficácia foi limitada por obstáculos como a irregularidade nos pagamentos e a falta de infraestrutura adequada. Os primeiros dois anos do curso mostraram ser o período mais crítico para evasão, reforçando a importância de políticas de suporte mais consistentes e flexíveis para garantir a permanência dos estudantes vulneráveis. Diante do exposto, ressaltamos a importância do investimento em programas de assistência estudantil, como o Programa Bolsa Permanência, de modo a potencializar seus efeitos no combate à evasão escolar e acadêmica, bem como ser um espaço sócio pedagógico de educação em direitos humanos no que se refere a possibilidade dos/as estudantes refletirem a partir da prática, os desafios e perspectivas na luta pelos direitos humanos à educação. |
| Abstract: | This work analyze the impact of the humanitarian and health crisis of COVID-19 on the lives of students benefiting from the Bolsa Permanência Program based on a case study at IFPE – Campus Recife, between the years 2019 and 2022. Methodologically, a quantitative approach was used. Initially, an original database was created, with information obtained from the QAcademic system, together with applications included in the notices for the Campus Permanence Grant program. Subsequently, descriptive statistics were used to analyze data relating to student beneficiaries in relation to students not benefiting from the Program. In addition, information released by the IFPE Success and Permanence Committee was collected from a survey covering the years 2017 to 2023 carried out with students who dropped out of the Institute. In this research, questionnaires were administered via the Google Forms system to those who evaded, with the results being publicly disclosed by IFPE. For our analysis, we used the years 2019 to 2022 and the answers provided by students who dropped out specifically from Campus Recife. Through these samples, the relationship between the quantitative data from the Permanence Grant Program found annually and the information on school dropout throughout the training period, as made available by the Institution, was investigated. Likewise, factors related to school dropout from the Campus were analyzed, highlighting gender, race, income, personal, internal and external factors, and the other consequences of the pandemic during the proposed years. As a result, we found that the COVID-19 pandemic intensified the pre-existing structural challenges in higher education, such as financial precarity, transportation difficulties, and lack of access to technology. Moreover, emotional and psychological issues, including increased stress and anxiety, significantly contributed to student dropout, especially among low-income students. The Bolsa Permanência Program demonstrated potential in reducing these dropout rates, but its effectiveness was limited by obstacles such as irregular payments and inadequate infrastructure. The first two years of the course proved to be the most critical period for dropout, reinforcing the importance of more consistent and flexible support policies to ensure the retention of vulnerable students. In view of the above, we emphasize the importance of investing in student assistance programs, such as the Bolsa Permanência Program, to enhance their effects in combating school and academic dropout, as well as to serve as a sociopedagogical space for human rights education. |
| Palavras-chave: | Programa bolsa permanência Assistência estudantil Direito humano à educação Evasão escolar Política pública Permanence scholarship program Student assistance Human right to education School dropout Public policy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36678 |
| Data do documento: | 14-Out-2024 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ThaísFariasDeBritoLima_Dissert.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
