Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Josilene dos Anjos-
dc.date.accessioned2018-03-08T12:44:00Z-
dc.date.available2013-09-24-
dc.date.available2018-03-08T12:44:00Z-
dc.date.issued2013-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3667-
dc.description.abstractThe paper presents a discussion concerning the child aggression in the classroom. It is noticed that the school aggressiveness is a problem from outside, where is usually related to lack of family structure, lack of commitment and attention of family members, playing witnessed negative attitudes to the environment in which lives. Indiscipline and aggressiveness have been a great challenge today for the teacher because the student finds a difficulty obeying the rules of coexistence and mutual respect boundaries. This field research of an exploratory nature, aims to bring reflections on the problem of child aggression in the classroom, what kinds of aggression more frequently in the classroom and what motivates this aggressive behavior in children. We conducted a literature review in order to understand through psychoanalysis which leads a child to have aggressive behavior in the classroom. So we conducted a field study in a private school network in order to associate the psychoanalytic studies to the realities of social cohabitation in the school environment. During the observations was effected a questionnaire for teachers and children of the classes of 2nd and 3rd year, where we realize that some types of aggressiveness are seen by children as a form of play, and they ignore the consequences of such behavior reflects the other's life. In this sense the study proposes a partnership is needed between family and school staff in order to assume and contribute their actual role in the educational process. It is concluded that the research enabled by the challenges of teaching practice, to better understand the motivations that addresses the aggressive behavior of children at school, as a form of sociability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T12:44:00Z No. of bitstreams: 1 JAS24092013.pdf: 574102 bytes, checksum: d53690c47d2f8e19ba52b29b98f99f37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T12:44:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAS24092013.pdf: 574102 bytes, checksum: d53690c47d2f8e19ba52b29b98f99f37 (MD5) Previous issue date: 2013-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAgressividade - sala de aulapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAgressividade: reflexo e consequências no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Danielle Menezes de-
dc.description.resumoO referente trabalho apresenta a discussão da agressividade infantil na sala de aula. Percebe-se que a agressividade escolar é proveniente de um problema exterior, onde geralmente está relacionado à falta de estrutura familiar, falta de compromisso e atenção dos membros da família, reprodução de atitudes negativas presenciadas no ambiente em que convive. A indisciplina e a agressividade têm sido hoje um grande desafio para o professor, pois encontra uma dificuldade do aluno obedecer às regras de convivência e limites no respeito mútuo. Essa pesquisa de campo, de cunho exploratório, tem como objetivo trazer reflexões sobre a problemática da agressividade infantil nas salas de aula, quais os tipos de agressividade mais frequentes na sala de aula e o que motiva esse comportamento agressivo nas crianças. Foi realizada uma revisão bibliográfica no intuito de entender através da psicanálise o que leva uma criança a ter comportamentos agressivos em sala de aula. Assim foi realizado um estudo de campo numa escola de rede privada com a finalidade de associar os estudos psicanalíticos às realidades de convivências sociais no ambiente escolar. No decorrer das observações foi efetivado aplicação de questionário para os professores e as crianças das turmas do 2o e 3o ano, onde percebemos que alguns tipos de agressividades são vistas pelas crianças como forma de brincadeiras, e que elas ignoram as consequências que esse comportamento reflete na vida do outro. Nesse sentido o estudo propõe uma parceria que se faz necessário entre família e equipe escolar de forma que assumam e contribuam com o seu verdadeiro papel no processo educativo. Conclui-se que a pesquisa possibilitou mediante os desafios da prática pedagógica, compreender melhor as motivações que aborda o comportamento agressivo das crianças no ambiente escolar, como forma de sociabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS24092013.pdf560,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.