Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Luana Stephanie de-
dc.date.accessioned2025-12-01T16:02:58Z-
dc.date.available2025-04-11-
dc.date.available2025-12-01T16:02:58Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36693-
dc.description.abstractCurrently, mobility support policies have focused on strategies that encourage walking, since it is the most basic, democratic and universal way of getting around. However, we must ask ourselves: is walking really that democratic? This research investigates one of the nuances of defining social roles that structure society: the perception of men and women, masculine and feminine, and their impositions of significance and meaning in walking around the city. The study aims to develop a Gender-Sensitive Walkability Index that reveals the experience of women walking around the city; to this end, it proposed an exploratory, qualitative and quantitative approach that considers stages of bibliographic review and field validation. The results indicate that the Perception of Safety is the most important factor in women's decisions about moving around, and it is often necessary for women to adjust routes, schedules, routes and behavior patterns that can help maintain their physical, psychological, sexual and moral integrity. As women are different and their relationship with the city is also intersectional, it was assessed how the conditions of space can interfere more or less in walking, which ended up ratifying the relative importance of criteria and indicators, forming an Index that evaluates, by default, not only the built environment, but the experience of those who, in fact, experience the city.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-01T16:02:58Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuanaStephanieDeMedeiros_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf: 25768703 bytes, checksum: 34e4e0ff5bc579068004aa56efb2f959 (MD5) LuanaStephanieDeMedeiros_Dissert_COM_Tarjamento.pdf: 25644515 bytes, checksum: 302fc219f4a966225bb4d56a5aecaf10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-01T16:02:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuanaStephanieDeMedeiros_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf: 25768703 bytes, checksum: 34e4e0ff5bc579068004aa56efb2f959 (MD5) LuanaStephanieDeMedeiros_Dissert_COM_Tarjamento.pdf: 25644515 bytes, checksum: 302fc219f4a966225bb4d56a5aecaf10 (MD5) Previous issue date: 2024-07-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção de segurança - Gênero - Mulherpt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Mulherpt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectWalkabilitypt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectPerception of Safetypt_BR
dc.titleÍndice de caminhabilidade sensível a gênero: uma abordagem metodológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Negrão, Ana Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328597310295788pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, José Augusto Ribeiro da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4307361661376506pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Anna Cristina Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6109575938457735pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Dayse Luckwu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8109916461878613pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9725937959278301pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, as políticas de apoio à mobilidade têm voltado o olhar para estratégias que incentivam a caminhada, já que ela se configura como o modo mais elementar, democrático e universal de deslocamento. Porém, é preciso se perguntar, será mesmo a caminhada tão democrática assim? Esta pesquisa investiga um dos matizes de definição dos papéis sociais que estruturam a sociedade: a percepção de homem e mulher, masculino e feminino, e suas imposições de significância e significado no deslocamento a pé pela urbe. O estudo tem por objetivo desenvolver um Índice de Caminhabilidade Sensível a Gênero, revelador da experiência da mulher que caminha na cidade; para isso, propôs uma abordagem exploratória, qualiquantitativa, que considera etapas de revisão bibliográfica e validação em campo. Os resultados apontam que a Percepção de Segurança é o fator mais importante para as decisões de deslocamento feminino, sendo necessário, muitas vezes, para ela, ajustar percursos, horários, trajetos e padrões de comportamento que possam colaborar na manutenção de sua integridade física, psicológica, sexual e moral. Como as mulheres são diferentes e sua relação com cidade também é interseccional, avaliou-se como os condicionantes do espaço podem interferir mais ou menos para a caminhada, o que terminou por ratificar a importância relativa de critérios e indicadores, conformando um Índice que avalia, por padrão, não apenas o ambiente construído, mas a experiência de quem, de fato, vivencia a cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaStephanieDeMedeiros_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf25,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
LuanaStephanieDeMedeiros_Dissert_COM_Tarjamento.pdf25,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons