Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Zuleide da Costa-
dc.date.accessioned2025-12-01T18:56:46Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-12-01T18:56:46Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36703-
dc.description.abstractThis dissertation presents a proposal for a study carried out with teachers from municipal educational institutions in the city of Santa Rita, Paraíba. The iam was to understand how the level of digital competence and information competence of teachers from municipal schools and CIEIs in Santa Rita, Paraíba, impact the teaching-learning process and the development of the school community, and how this can be detected in order to propose solutions. Five objectives were adopted. This was a qualitative and quantitative research of an applied nature, whose main instrument was the application of a questionnaire based on an existing information and digital competence model adapted for the purposes of this research, in this case, for basic education professionals. By applying a questionnaire based on the proposed model for education, the aim was to measure the competence levels of these teachers regarding information and digital technologies. The main results were: Development of a model to measure digital competence and information competence in teachers in the city of Santa Rita; recognizing that the gaps found are 3.65 not knowing a foreign language; 2.32 TDICs; 2.27 in interculturality; 2.03 in digital culture; 1.97 updating in the area. Once the deficit (larger gaps) in several of these items expressed in their indicators was identified, based on the ranking of those that proved to be most critical, improvement actions and policies were proposed to be developed by the municipality, if it so wishes, which promote progress through investments in tools and teacher training in order to improve the information literacy and digital literacy of teachers in Santa Rita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-01T18:56:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ZuleideDaCostaLima_Dissert.pdf: 3329929 bytes, checksum: 5bee3cde35beba41596f226a2dc2d9f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-01T18:56:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ZuleideDaCostaLima_Dissert.pdf: 3329929 bytes, checksum: 5bee3cde35beba41596f226a2dc2d9f5 (MD5) Previous issue date: 2025-01-31en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetência digitalpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSanta Rita (PB)pt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleCompetência Digital e em Infoamação de docentes nas escolas/CIEIs municipais de Santa Rita-PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Satur, Roberto Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7252890847607933pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5498312939472299pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta de trabalho realizada com docentes das instituições de ensino municipais da cidade de Santa Rita-PB. Objetivou compreender como o nível de competência digital e a competência em informação dos docentes das Escolas e CIEIs municipais de Santa Rita/PB impactam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da comunidade escolar e como isso pode ser detectado para se propor soluções. Adotou-se cinco objetivos. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, que teve como principal instrumento a aplicação de um questionário, baseado em modelo de competência em informação e competência digital já existente e adaptado para as finalidades desta pesquisa, no caso, para os profissionais de educação do ensino básico. A partir da aplicação de questionário montado a partir do modelo proposto para a educação, buscou-se medir os níveis de competências desses docentes no que tange às informações e às tecnologias digitais. Os principais resultados foram: Elaboração de um modelo para mensurar a competência digital e em informação docente na prefeitura de Santa Rita; reconhecer que os gaps encontrados são 3,65 não conhecer língua estrangeira; 2,32 TDICs; 2,27 na interculturalidade; 2,03 na cultura digital 1,97 atualização na área. Uma vez constatado o déficit (gaps maiores) em diversos desses quesitos expresso em seus indicadores, baseado no ranking dos que se demonstraram mais críticos, propôs-se ações e políticas de melhoria a serem desenvolvidas pelo munícipio, se assim este desejar, que promovam progressos mediante investimentos em ferramentas e qualificação docente de modo a melhorar a competência em informação e a competência digital dos docentes de Santa Ritapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZuleideDaCostaLima_Dissert.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons