Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Helton Silva Barbosa-
dc.date.accessioned2025-12-03T13:55:41Z-
dc.date.available2025-12-03-
dc.date.available2025-12-03T13:55:41Z-
dc.date.issued2025-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36721-
dc.description.abstractThe study begins with a reflection on the changes that have occurred in the world of work, highlighting precariousness in various social and professional spheres. The objective of this study is to understand the relationship between the precariousness of the teaching profession and the formation of the professional identity of education students at the Federal University of Paraíba (UFPB). This is a descriptive investigation with a qualitative approach, which uses a questionnaire with open and closed questions as a data collection tool, with the aim of identifying the conceptions of education students in the final stages of their degree about their training and the construction of their professional identity. It is based on references that discuss work, education, and politics, and that address the fabric of teaching identity. The results reveal that students recognize that teaching work faces a devalued, precarious, and fragile image. It is observed that the construction of professional identity is influenced by political, economic, social, family, and coexistence aspects with other subjects. We highlight the need for effective educational policies aimed at enhancing the value of teachers' work and their social image, so that they can attract and retain individuals to the teaching profession, as well as enhancing the value of the training process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-03T13:55:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HSBC03122025.pdf: 1457615 bytes, checksum: 03e60a60ad462746436018748cc21b51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-03T13:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HSBC03122025.pdf: 1457615 bytes, checksum: 03e60a60ad462746436018748cc21b51 (MD5) Previous issue date: 2025-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.titleA precarização das condições de trabalho dos educadores e sua influência na construção da identidade profissional dos estudantes de Pedagogia da UFPB campus I (2025)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Alexandre Macedo-
dc.description.resumoO estudo parte de uma reflexão acerca das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, destacando a precarização em várias instâncias sociais e profissionais. Este estudo objetiva compreender a relação da precarização da profissão docente e a formação da identidade profissional dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sendo uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas, a fim de identificar as concepções dos estudantes de pedagogia em períodos finais da graduação a respeito da sua formação e a construção de sua identidade profissional. Alicerçados em referenciais que discutem trabalho, educação e política, e que abordam a tessitura da identidade docente. Os resultados revelam que os estudantes reconhecem que o trabalho docente enfrenta uma imagem desvalorizada, precarizada e posta em condições de fragilidade. Percebe-se que a construção da identidade profissional é influenciada por aspectos políticos, econômicos, sociais, familiares e de convivência com outros sujeitos, destacamos a necessidade de políticas educacionais efetivas direcionadas à valorização do trabalho do professor, e da sua imagem social para que possa atrair e reter sujeitos para a docência, assim como a valorização do percurso formativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSBC03122025.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons