Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36743
Tipo: Tese
Título: Formação de pesquisadores (as) em música nos cursos de doutorado do PPGM/UFPB e do PPGMUS/UFBA: diretrizes, perspectivas e experiências formativas
Autor(es): Santos, Gleison Costa dos
Primeiro Orientador: Almeida, Cristiane Maria Galdino de
Segundo Orientador: Mendes, Jean Joubert Freitas
Resumo: Este trabalho teve como enfoque temático a formação de pesquisadores(as) em cursos de doutorado em música, considerando as nuances do contexto da pós-graduação stricto sensu. O objetivo geral desta tese foi compreender como tem se dado o processo de formação de pesquisadores(as) nos cursos de doutorado em música do PPGM/UFPB e do PPMUS/UFBA, a partir das perspectivas de doutorandos(as), das diretrizes e proposições dos cursos e dos diálogos da área com os documentos mais amplos que norteiam o cenário da pós-graduação stricto sensu no país. O referencial teórico teve como principais autores Bourdieu (2004), com o conceito de campo científico, e Mills (2009), com a perspectiva do artesanato intelectual, que me ajudaram a tecer reflexões fundamentais para o entendimento do fenômeno da formação de pesquisadores(as) em música. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, o que possibilitou utilizar entrevista semiestruturada e pesquisa documental como instrumento de construção de dados. Como procedimento analítico, me inspirei na proposta de análise de conteúdo – AC (Bardin, 1977; Bauer, 2015), através de categorias, com unidades de análise e análise documental. Os(as) colaboradores(as) da pesquisa foram cinco doutorandos(as), três do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB), e dois do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS/UFBA). Foi possível perceber que as perspectivas dos(as) entrevistados(as) pareceram distantes dos documentos analisados, no sentido do contexto e da realidade de formação dos(as) estudantes. Há proximidades entre os documentos e o que foi falado pelos(as) discentes, considerando a capacidade de desenvolvimento crítico-reflexivo. Outro aspecto importante foi a percepção sobre pesquisa e ser pesquisador(a) em música, que permeou aspectos vinculados a uma definição mais clara sobre o que é pesquisa, processo criativo, vinculação entre a escuta musical e a prática de pesquisa e o contexto sociocultural em que o(a) pesquisador(a) está inserido ao realizar sua investigação. Outro ponto fundamental está nas estratégias de formação, assim como questões pessoais e de saúde que interferiam em suas trajetórias, e, ainda, a percepção sobre tecnologia e inovação, destacando elementos da produção científica em música para a sociedade.
Abstract: This study focuses on the training of researchers in doctoral music programs, considering the nuances of Brazil’s stricto sensu postgraduate education context. The main objective of this thesis was to understand how the training of researchers has been taking place in the doctoral programs in music at PPGM/UFPB and PPGMUS/UFBA, based on the perspectives of doctoral students, the guidelines and propositions of the programs, and the field’s dialogue with broader national documents that guide postgraduate education. The theoretical framework draws primarily on Bourdieu (2004), with his concept of the scientific field, and Mills (2009), with the notion of intellectual craftsmanship—both of whom contributed significantly to critical reflections on the phenomenon of researcher training in music. A qualitative methodological approach was adopted, employing semi-structured interviews and document analysis as data collection instruments. For data analysis, the study was guided by content analysis (Bardin, 1977; Bauer, 2015), using thematic categories, analytical units, and document analysis procedures. The participants of the study were five doctoral students—three from the Graduate Program in Music at the Federal University of Paraíba (PPGM/UFPB), and two from the Graduate Program in Music at the Federal University of Bahia (PPGMUS/UFBA). The findings suggest that the students’ narratives often appeared disconnected from the institutional documents, especially regarding the practical realities of their educational experiences. Nonetheless, some convergence was observed, particularly in relation to the students’ critical and reflective capacities. Another relevant aspect identified was the perception of research and of being a researcher in music, encompassing a clearer understanding of what constitutes research, the creative process, the link between musical listening and research practice, and the sociocultural context in which the researcher is embedded. Additionally, the study highlighted key training strategies, personal and health-related challenges encountered by the students, and their perceptions of technology and innovation, all of which underscore the broader contributions of scientific research in music to society.
Palavras-chave: Música - Formação de pesquisadores (as)
Doutorado em música
Pós-Graduação - Stricto Sensu
Training of researchers in music
Doctorate in Music
Postgraduate Studies - Stricto Sensu
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36743
Data do documento: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GleisonCostaDosSantos_Tese_Sem_Tarjamento.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
GleisonCostaDosSantos_Tese_COM_Tarjamento.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons