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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36745| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Proposição de um serious game para dispositivos móveis com um modelo inteligente para avaliar o conhecimento médico em suporte avançado de vida cardiovascular |
| Autor(es): | Matias, Lucas David Maia |
| Primeiro Orientador: | Machado, Liliane dos Santos |
| Segundo Orientador: | Soares, Ricardo de Souza |
| Primeiro Coorientador: | Melo, Marcelo Dantas Tavares de |
| Resumo: | Introdução: o treinamento em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC) é essencial para a capacitação de profissionais de saúde que atuam em emergências. Tradicionalmente, esse treinamento ocorre de forma presencial, com simulações realísticas e avaliações conduzidas por instrutores. No entanto, essa abordagem apresenta desafios como altos custos, o que dificulta na realização de reavaliações frequentes, além da necessidade de infraestrutura específica. Objetivo: diante desses desafios, este estudo propõe o desenvolvimento do SAV-me, um jogo interativo gráfico para plataformas móveis projetado para complementar o treinamento tradicional em SAVC, avaliar o conhecimento teórico dos usuários e prover feedback a partir de um modelo inteligente. Materiais e métodos: o SAV-me foi construído segundo as diretrizes de 2020 da American Heart Association (AHA), referência adotada no Brasil e nas américas pela ampla aceitação internacional desses algoritmos. O núcleo decisório emprega um Sistema Baseado em Conhecimento (SBC) que confronta cada ação do jogador com o algoritmo oficial. Ao longo do jogo, há emissão de feedback– mensagens breves e sonorização que confirmam a ação executada – e, ao término, é gerado um relatório, entendido aqui como um relatório sintético que discrimina acertos, erros e omissões. Embora ainda não mensure habilidades motoras, o SAV-me provou ser uma solução acessível e confiável para reciclagens frequentes do conhecimento teórico em SAVC, complementando — sem substituir — a prática presencial. Resultados e Discussão: Os resultados indicam que o SAV-me é uma ferramenta promissora para a avaliação do conhecimento teórico em SAVC. A implementação de um SBC possibilitou uma avaliação objetiva e estruturada, assegurando padronização e confiabilidade na avaliação do desempenho. O modelo inteligente do SAV-me garante feedback durante a ação e ao final — relatório resumido de acertos, erros e omissões. Esse mecanismo acelerou a autocorreção, elevou o engajamento e manteve baixo custo de treinamento graças à distribuição móvel. Conclusão: O SAV-me atingiu todos os objetivos, operacionalizando critérios de avaliação teórica em um SBC coerente com os algoritmos da AHA. A avaliação automática gera feedback com alta concordância com especialistas. O modelo de avaliação proposto não apenas garante confiabilidade nos resultados, mas também contribui para um aprendizado mais autônomo, interativo e motivador, tornando o treinamento mais acessível e eficaz para profissionais da saúde. Regras explícitas garantem transparência e possibilitam atualizações rápidas sempre que surgirem novas diretrizes. O jogo complementa, mas não substitui os treinamentos presenciais, práticas que exigem aferição de habilidades motoras não podem ser exploradas no SAV-me. Distribuído em dispositivos móveis, reduz custos e se mostra como uma excelente alternativa às limitações logísticas dos cursos presenciais. |
| Abstract: | Introduction: Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) training is essential for equipping healthcare professionals who work in emergency settings. Traditionally, this training is conducted in person, featuring realistic simulations and assessments led by instructors. However, this approach presents challenges such as high costs, which hinder frequent reassessments, and the need for specific infrastructure. Objective: In light of these challenges, this study proposes the development of SAV-me, a graphic interactive game for mobile platforms designed to complement traditional ACLS training, assess users’ theoretical knowledge, and provide feedback through an intelligent model. Materials and Methods: SAV- me was built according to the 2020 guidelines from the American Heart Association (AHA), a reference widely adopted in Brazil and the Americas due to the international acceptance of these algorithms. The decision-making core employs a Knowledge-Based System (KBS) that compares each player’s action to the official algorithm. Throughout the game, feedback is provided—brief messages and sounds that confirm the action taken—and at the end, a report is generated. This report is a synthetic summary highlighting correct actions, mistakes, and omissions. Although it does not yet assess motor skills, SAV-me has proven to be an accessible and reliable solution for frequent refreshers of theoretical ACLS knowledge, complementing— but not replacing—hands-on training. Results and Discussion: The results indicate that SAV- me is a promising tool for evaluating theoretical knowledge in ACLS. The implementation of a KBS allowed for objective and structured assessment, ensuring standardization and reliability in performance evaluation. SAV-me intelligent model provides feedback during and after gameplay—a summary report of correct and incorrect responses and omissions. This mechanism accelerated self-correction, increased engagement, and kept training costs low thanks to mobile distribution. Conclusion: SAV-me achieved all its goals by operationalizing theoretical evaluation criteria in a KBS aligned with AHA algorithms. The automatic evaluation provides feedback highly consistent with that of specialists. The proposed assessment model not only ensures reliability of results but also contributes to a more autonomous, interactive, and motivating learning experience, making training more accessible and effective for healthcare professionals. Explicit rules ensure transparency and allow for quick updates when new guidelines are released. The game complements but does not replace in-person training; practices requiring motor skills assessment cannot be addressed in SAV-me. Distributed on mobile devices, it reduces costs and proves to be an excellent alternative to the logistical limitations of in-person courses. |
| Palavras-chave: | Suporte Avançado de Vida Cardiovascular - Jogo Treinamento digital - Saúde Jogos educacionais - Saúde Avaliação do desempenho - Aprendiz Digital training Educational games Performance assessment Advanced Cardiovascular Life Support |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas e da Saúde |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36745 |
| Data do documento: | 21-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LucasDavidMaiaMatias_Dissert.pdf | 8,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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