Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36756| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Vídeo educativo de exercícios terapêuticos para prevenção de quedas à pessoa idosa |
| Autor(es): | Ramos, Salete Maria Freire |
| Primeiro Orientador: | Medeiros, Robson Antão de |
| Resumo: | Introdução: O aumento da expectativa de vida em nível global trouxe à tona a necessidade de implementar ações em saúde que integrem estratégias de prevenção, promoção e intervenção em saúde durante o envelhecimento. Entre essas, destaca-se o episódio de queda, que tem recebido atenção crescente nos últimos anos. Esse foco busca desenvolver estratégias terapêuticas e tecnologias inovadoras, capazes de prevenir e minimizar os impactos desse risco, promovendo uma melhor gestão da saúde e qualidade de vida para a população idosa. Objetivos: Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo evidenciar, por meio de uma revisão integrativa, os principais recursos tecnológicos utilizados na prevenção de quedas na pessoa idosa; caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico dos indivíduos, avaliar a qualidade de vida, o grau de dependência e identificar o risco de quedas; e elaborar um recurso tecnológico audiovisual educativo, em formato de vídeo, com exercícios fisioterapêuticos para prevenção de quedas, melhoria da qualidade de vida e da capacidade funcional para a população idosa. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas. A primeira foi realizada uma revisão integrativa da literatura; a segunda foi uma pesquisa observacional transversal e com abordagem descritiva, com objetivo de verificar o risco de quedas, a qualidade de vida e a capacidade funcional de pessoas idosas atendidas na Atenção Primária a Saúde; a terceira foi a construção de um vídeo educativo sobre exercícios fisioterapêuticos na prevenção de quedas, possuindo como público alvo principal a pessoa idosa. Resultados: Na primeira etapa foi evidenciado uma diversidade de estratégias sendo desenvolvidas e aplicadas para a prevenção de quedas, com destaque para a usabilidade e aplicabilidade prática de tecnologias para prevenção do risco de quedas no contexto fisioterapêutico. Na segunda etapa, observa-se uma amostra, em sua maioria, do sexo feminino (80,0%), aposentados (100,0%), com fundamental completo (60,0%), casados (66,7%), com menos de três diagnósticos clínicos (60,0%), sendo a osteoartrose o diagnóstico mais prevalente (80,0%). A idade média da população foi de 73,6 anos (DP: ± 7,85 anos; IC95%: 69,3-77,9 anos). Observamos que as atividades que precisam ser realizadas fora de casa, bem como que necessitam de um esforço cognitivo e físico, apresentam um grau de dependência maior em comparação com as realizadas dentro de casa. Observamos que a maioria dos indivíduos apresentou um grau de dependência (KATZ) baixo ou denominado independente; o risco de quedas (TUG) foi um parâmetro de alerta, variando de moderado (60,0%) a alto (33,0%); uma qualidade de vida ( (WHOQOL-BREF) considerada boa, com variação de 53,1% a 77,78% e média de 66,89% (DP: ± 10,77%). Posteriormente foi desenvolvido um recurso tecnológico audiovisual educativo, em formato de vídeo, com de exercícios terapêuticos e estratégias para o manejo da prevenção de quedas. Conclusão: A revisão integrativa realizada permitiu identificar os principais recursos fisioterapêuticos utilizados atualmente para a prevenção de quedas em idosos. A pesquisa de campo complementou esses achados ao evidenciar dados relevantes sobre a incidência de quedas, a qualidade de vida e a capacidade funcional na população idosa avaliada. Foi observado que a utilização de recursos tecnológicos audiovisuais, como vídeos educativos, pode potencializar o apoio a pessoa idosa que procuram cuidados fisioterapêuticos nesse contexto de atenção à saúde. |
| Abstract: | Introduction: The increase in life expectancy worldwide has highlighted the need to implement health actions that integrate strategies for prevention, promotion, and intervention in health during aging. Among these, the episode of falls stands out, which has received increasing attention in recent years. This focus seeks to develop therapeutic strategies and innovative technologies capable of preventing and minimizing the impacts of this risk, promoting better health management and quality of life for the elderly population. Objectives: In this perspective, the present study aims to highlight, through an integrative review, the main technological resources used in the prevention of falls in the elderly; to characterize the sociodemographic and clinical profile of individuals, assess quality of life, degree of dependence, and identify the risk of falls; and to develop an educational audiovisual technological resource, in video format, with physical therapy exercises for preventing falls, improving quality of life, and functional capacity for the elderly population. Methodology: This is a methodological study conducted in three stages. The first was an integrative literature review; the second was a cross-sectional observational study with a descriptive approach, with the aim of verifying the risk of falls, quality of life and functional capacity of elderly people treated in Primary Health Care; the third was the construction of an educational video on physical therapy exercises in the prevention of falls, with the main target audience being the elderly. Results: In the first stage, a diversity of strategies being developed and applied for the prevention of falls was evidenced, with emphasis on the usability and practical applicability of technologies for preventing the risk of falls in the physical therapy context. In the second stage, a sample was observed, mostly female (80.0%), retired (100.0%), with complete elementary school (60.0%), married (66.7%), with less than three clinical diagnoses (60.0%), with osteoarthritis being the most prevalent diagnosis (80.0%). The mean age of the population was 73.6 years (SD: ± 7.85 years; 95% CI: 69.3-77.9 years). We observed that activities that need to be performed outside the home, as well as those that require cognitive and physical effort, present a higher degree of dependence compared to those performed inside the home. We observed that most individuals presented a low or so-called independent degree of dependence (KATZ); the risk of falls (TUG) was an alert parameter, ranging from moderate (60.0%) to high (33.0%); a quality of life (WHOQOL-BREF) considered good, with a range from 53.1% to 77.78% and an average of 66.89% (SD: ± 10.77%). An educational audiovisual technological resource was subsequently developed, in video format, with therapeutic exercises and strategies for managing fall prevention. Conclusion: The integrative review carried out allowed us to identify the main physiotherapeutic resources currently used to prevent falls in the elderly. The field research complemented these findings by highlighting relevant data on the incidence of falls, quality of life and functional capacity in the elderly population evaluated. It was observed that the use of audiovisual technological resources, such as educational videos, can enhance support for elderly people seeking physiotherapeutic care in this health care context. RESUMEN Introducción: El aumento de la esperanza de vida a nivel global ha puesto de relieve la necesidad de implementar acciones de salud que integren estrategias de prevención, promoción e intervención en salud durante el envejecimiento. Entre ellos destaca el episodio del otoño, que ha recibido una atención cada vez mayor en los últimos años. Este enfoque busca desarrollar estrategias terapéuticas y tecnologías innovadoras, capaces de prevenir y minimizar los impactos de este riesgo, promoviendo una mejor gestión de la salud y calidad de vida de la población adulta mayor. Objetivos: Desde esta perspectiva, el presente estudio pretende resaltar, a través de una revisión integradora, los principales recursos tecnológicos utilizados para prevenir caídas en personas mayores; caracterizar el perfil sociodemográfico y clínico de los individuos, evaluar calidad de vida, grado de dependencia e identificar el riesgo de caídas; y desarrollar un recurso tecnológico audiovisual educativo, en formato video, con ejercicios fisioterapéuticos para prevenir caídas, mejorar la calidad de vida y la capacidad funcional de la población adulta mayor. Metodología: Se trata de un estudio metodológico realizado en tres etapas. La primera fue una revisión integradora de la literatura; la segunda fue una investigación observacional transversal, con abordaje descriptivo, cuyo objetivo fue verificar el riesgo de caídas, la calidad de vida y la capacidad funcional de ancianos atendidos en la Atención Primaria de Salud; el tercero fue la creación de un vídeo educativo sobre ejercicios fisioterapéuticos para prevenir caídas, teniendo como principal público objetivo las personas mayores. Resultados: En la primera etapa se desarrollaron y aplicaron una diversidad de estrategias para prevenir caídas, con énfasis en la usabilidad y aplicabilidad práctica de tecnologías para prevenir el riesgo de caídas en el contexto fisioterapéutico. En la segunda etapa se observó una muestra mayoritariamente femenina (80,0%), jubilada (100,0%), con educación primaria completa (60,0%), casada (66,7%), con menos de tres diagnósticos clínicos (60,0%), siendo la osteoartrosis el diagnóstico más prevalente (80,0%). La edad promedio de la población fue de 73,6 años (DE: ± 7,85 años; IC 95%: 69,3-77,9 años). Observamos que las actividades que deben realizarse fuera de casa, así como las que requieren esfuerzo cognitivo y físico, presentan un mayor grado de dependencia respecto a las realizadas en casa. Observamos que la mayoría de los individuos presentó un grado de dependencia bajo o independiente (KATZ); el riesgo de caídas (TUG) fue un parámetro de alerta, oscilando entre moderado (60,0%) y alto (33,0%); una calidad de vida ((WHOQOL-BREF) considerada buena, con un rango de 53,1% a 77,78% y un promedio de 66,89% (DE: ± 10,77%). Posteriormente se desarrolló un recurso tecnológico audiovisual educativo, en formato video, con ejercicios terapéuticos y estrategias para el manejo de la prevención de caídas. Conclusión: La revisión integradora realizada permitió identificar los principales recursos fisioterapéuticos utilizados actualmente para prevenir caídas en el adulto mayor. La investigación de campo complementó estos hallazgos resaltando datos relevantes sobre la incidencia de caídas, la calidad de vida y la capacidad funcional en la población de edad avanzada evaluada. Se observó que el uso de recursos tecnológicos audiovisuales, como videos educativos, puede mejorar el apoyo a las personas mayores que buscan atención fisioterapéutica en este contexto asistencial. |
| Palavras-chave: | Gerontologia - Serviços de fisioterapia Prevenção de quedas - Pessoa idosa Acidentes por quedas Recurso tecnológico audiovisual educativo Qualidade de vida relacionada à saúde Physiotherapy Services Elderly Person Fall Accidents Functional Status Health-Related Quality of Life Servicios de Fisioterapia Persona Mayor Accidentes por caídas Estado funcional Calidad de vida relacionada con la salud |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Medicina |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36756 |
| Data do documento: | 17-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SaleteMariaFreireRamos_Dissert.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
