Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Poliane Ferreira-
dc.date.accessioned2018-03-08T14:39:52Z-
dc.date.available2014-03-28-
dc.date.available2018-03-08T14:39:52Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3675-
dc.description.abstractThis research presents a discussion of the contributions of playfulness in the teaching learning process, taking into account the socio- interactionist reflections, where the educator is not the center of knowledge, but the mediator of this process and the student plays an active role in their learning . This is a qualitative research, exploratory and descriptive. As an empirical field three schools of municipal schools in the city of Lucena covering early childhood education. Questionnaire and interview was applied, assuming examine how the toys, games and activities are used as a methodological resource, allowing full development of children in their learning and contributing. 7 teachers participated in the study, aged between 18 and 35 years. The research demonstrated the importance of play for Integral Development Children. Through the mediation of the jokes educator can provide learning, development and enjoyment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T14:39:52Z No. of bitstreams: 1 PFG28032018.pdf: 432849 bytes, checksum: 44363743963129464943fac2602e79f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T14:39:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PFG28032018.pdf: 432849 bytes, checksum: 44363743963129464943fac2602e79f4 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA contribuição das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na educação infantil: uma análise da percepção dos professores do município de Lucena-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Danielle Menezes de-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta a discussão sobre as contribuições do lúdico no processo de ensino aprendizagem, levando em consideração a percepção do educador, mediador desse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Tendo como campo empírico três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Lucena que abrangem a educação infantil. Foram aplicados questionário e entrevista, pressupondo analisar de que forma os brinquedos, jogos e brincadeiras são utilizados como recurso metodológico, possibilitando desenvolvimento integral das crianças e contribuindo em sua aprendizagem. Participaram da pesquisa 7 professoras, com idade entre 18 e 35 anos. A pesquisa demonstrou a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças, pois por meio da mediação do professor as brincadeiras podem proporcionar aprendizado, desenvolvimento e prazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFG28032018.pdf422,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.