Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3676| Tipo: | TCC |
| Título: | A literatura infantil na educação infantil e o prazer na leitura |
| Autor(es): | Castro, Patrícia Cristina de Sousa |
| Primeiro Orientador: | Fernandes, Alessandra de Nóbrega |
| Resumo: | A literatura infantil é um dos caminhos possíveis para a criança desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. É através do contato com os livros que as crianças buscam novos horizontes e exercem uma reflexão crítica e construtiva do conhecimento. Partindo deste pressuposto, iniciamos esta análise do trabalho realizado com a literatura infantil pelas professoras da Escola Inácio Gomes Meira, situado na zona rural de Cabaceiras- PB. Através deste trabalho procuramos compreender como os professores concebem a Literatura Infantil, de que forma a mesma é trabalhada junto aos alunos, e posteriormente realizamos um levantamento bibliográfico de forma a compreender e embasar a analise acerca do tema abordado. Acredita-se que esta pesquisa seja de fundamental importância, pois ressalta a Literatura Infantil na trajetória do estudante em seus anos iniciais, na educação infantil, uma vez que não há imperativo em esperar pela alfabetização formal para que os miúdos se envolvam com a leitura de histórias infantis e a elaboração de textos, ainda que orais. Não encontrando, pois nada que interrompa o processo de ensino aprendizagem leitora do aluno já que a Sociedade estabelece uma relação entre o cotidiano e a vida social, no entanto, é fundamental que os alunos tenham contato com a matéria a partir das séries iniciais. Através do seu estudo o aluno estará se preparando para viver em um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado em que inovações como o avanço da tecnologia, como por exemplo, leituras e escritas em computadores, estão cada vez mais inseridas em diferentes atividades sociais. A aprendizagem da prática leitora contribui para o desenvolvimento do raciocínio, da lógica e da coerência, que são os aspectos práticos. O ensino da literatura infantil exige do educador muita dedicação e a visão geral do processo de ensino aprendizagem. Os diferentes campos da literatura que seriam a visão pessoal do aluno as varias perspectivas de entendimento a aproximação com a sua realidade devem interagir, de forma articulada, com as atividades que serão desenvolvidas por eles no ensino fundamental, não apenas as questões leitoras decodificadas, mas são também de suma importância os trabalhos de entendimento do que se lê e o que envolvem o raciocínio combinatório e probabilístico e as análises criticas feitas por eles. |
| Abstract: | The children's literature is one of the possible paths to the child develop imagination, emotion and feelings of joyful and meaningful way. It is through contact with the books that children seek new horizons and have a critical and constructive reflection of knowledge. Based on this assumption, we started the analysis of the work carried out with the children's literature by teachers at School Ignatius Gomes Meira, situated in the countryside of Cabaceiras-PB. Through this work we seek to understand how teachers conceive children's literature, that way the same is crafted by students, and subsequently conducted a bibliographic survey in order to understand and support the analysis about the topic addressed. It is believed that this research is of fundamental importance, because it highlights the children's literature on the trajectory of the student in his early years in early childhood education, since there is no imperative to wait for formal literacy for kids to get involved with reading children's stories and the drafting of texts, though. Not finding anything that interrupts because the teaching learning process of the student reader as the Company establishes a relationship between the everyday and social life , however , it is essential that students have contact with matter from the initial series . Through their study students will be preparing to live in an increasingly dynamic and globalized in which innovations such as the advancement of technology , for example , reads and writes in computer world, are increasingly embedded in different social activities . Learning the practical reader contributes to the development of reasoning , logic and coherence , which are the practicalities . The teaching of children's literature requires the educator's dedication and overview of the teaching learning process . The different fields of literature that would be a personal view of the student, the various perspectives on the approach to its reality must interact in a coordinated manner with the activities to be undertaken by them in elementary school , not just readers questions decoded but are also extremely important work of understanding of what you read and involving combinatorial and probabilistic reasoning and critical analysis made by them. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Literatura infantil Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3676 |
| Data do documento: | 14-Fev-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PCSC21032014.pdf | 658,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
