Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36775
Tipo: TCC
Título: Imagens que contam histórias : a representação gráfica em Da minha janela e De passinho em passinho, de Otávio Júnior
Autor(es): Barbosa, Larissa Maria Pereira
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Aparecida Cruz de
Resumo: Este trabalho analisa as obras Da minha janela (2019) e De passinho em passinho (2021), de Otávio Júnior, com foco na representação gráfica e no papel da ilustração como linguagem narrativa, estética e política. Partindo do pressuposto de que a imagem não é acessória, mas coparticipa da construção de sentidos, a pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores como Van Der Linden (2011), Gomes (2005, 2017), Bourdieu (1989), Barthes (1984) e bell hooks (2019). O primeiro capítulo apresenta os fundamentos teóricos, discutindo a literatura infantil como campo de disputa simbólica e o livro ilustrado como dispositivo multimodal. O segundo capítulo realiza a análise crítica das obras em cinco dimensões: paratextos e materialidade, composição visual e cor, relação texto-imagem, espaços de silêncio/ausência e representatividade étnico-racial. Conclui-se que as escolhas visuais e narrativas de Da minha janela e De passinho em passinho ressignificam a favela como território de afeto, potência e criação cultural, rompendo com visões estigmatizadas. Dessa forma, os livros evidenciam o potencial do livro ilustrado como instrumento estético e político, capaz de ampliar repertórios culturais, formar olhares críticos e contribuir para práticas de leitura mais inclusivas.
Abstract: This study analyzes the works Da minha janela (2019) and De passinho em passinho (2021), by Otávio Júnior, focusing on graphic representation and the role of illustration as a narrative, aesthetic, and political language. Based on the premise that the image is not accessory but actively participates in the construction of meaning, this qualitative and bibliographic research draws on authors such as Van Der Linden (2011), Gomes (2005, 2017), Bourdieu (1989), Barthes (1984), and bell hooks (2019). The first chapter presents the theoretical framework, discussing children’s literature as a field of symbolic dispute and the picturebook as a multimodal device. The second chapter develops a critical analysis of the works in five dimensions: paratexts and materiality, visual composition and color, text-image relations, spaces of silence/absence, and ethno-racial representation. The study concludes that the visual and narrative choices in Da minha janela and De passinho em passinho reframe the favela as a territory of affection, creativity, and cultural power, breaking away from stigmatized views. Thus, these books highlight the potential of the picturebook as an aesthetic and political instrument capable of expanding cultural repertoires, fostering critical perspectives, and contributing to more inclusive reading practices.
Palavras-chave: Literatura infantil
Livro ilustrado
Da minha janela
De passinho em passinho
Otávio Júnior
Children’s literature
Picturebook
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36775
Data do documento: 16-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa, Larissa Maria Pereira TCC.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons