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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3677
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Deisy Mary Pereira-
dc.date.accessioned2018-03-08T15:07:18Z-
dc.date.available2014-03-25-
dc.date.available2018-03-08T15:07:18Z-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3677-
dc.description.abstractIt is known that the act of evaluating a part of the whole educational process, however, when it comes to early childhood education that action should be undertaken with the aim of monitoring and never with the promotion for subsequent series, such as elementary school. In this perspective, this study aimed to analyze the evaluation in early childhood education according to which recommends Curriculum Framework for Children's Education (RCNEI) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). According to the Curriculum Framework for Early Childhood Education and National Guidelines for Children's education, the role of the teacher is a mediator in the construction of learning of their pupils and in this sense, should include the assessment of mediation as an object of his pedagogical action. Authors like Luckesi (1997) and Hoffmann (2012) contributed to the research through his theories, which emphasize the constructive and mediator evaluation model. Any theories as the documents used in this study, demarcate the observation and recording as evaluative tools necessary for the realization of the process. It is worth noting that both the continuous observation and systematic records should be considered important instruments which facilitate the evaluation process in early childhood education. In summary, from the sources studied, it was found that the assessment in early childhood education should be conducted in a constructive and mediating shape, in order to promote growth and development of the child fully.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T15:07:18Z No. of bitstreams: 1 DMPB25032014.pdf: 245641 bytes, checksum: 6c705b4d4960ee73c7535d4aef14669e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T15:07:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DMPB25032014.pdf: 245641 bytes, checksum: 6c705b4d4960ee73c7535d4aef14669e (MD5) Previous issue date: 2014-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInstrumentos avaliativospt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil: uma proposta construtiva e mediadorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoSabe-se que o ato de avaliar faz parte de todo processo educacional, contudo, quando se trata da educação infantil essa ação deve ser realizada com o objetivo de acompanhamento e nunca com o de promoção para séries subseqüentes, como é o caso do ensino fundamental. Nesta perspectiva, este trabalho se propôs a analisar a avaliação na educação infantil segundo o que preconiza o Referencial Curricular para Educação infantil (RCNEI) e as Diretrizes curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). Conforme o Referencial Curricular para Educação Infantil e as Diretrizes Nacionais para educação Infantil, o papel do professor é de mediador na construção da aprendizagem de seu alunado e neste sentido, deverá compreender a avaliação como objeto de mediação de sua ação pedagógica. Autores como Luckesi (1997) e Hoffmann (2012) contribuíram com a pesquisa através de suas teorias, que dão ênfase ao modelo de avaliação construtiva e mediadora. Tanto as teorias como os documentos utilizados neste estudo, demarcam a observação e o registro como instrumentos avaliativos necessários para a efetivação do processo. Convêm ressaltar que tanto a observação permanente como os registros sistemáticos devem ser considerados importantes instrumentos que fornecem subsídios para o processo avaliativo na educação infantil. Em síntese, a partir das fontes estudadas, verificou- se que a avaliação na educação infantil deverá ser realizada de forma construtiva e mediadora, no sentido de favorecer o crescimento e o desenvolvimento da criança integralmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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