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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36782Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Maria Eduarda Matias dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T11:05:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-09 | - |
| dc.date.available | 2025-12-10T11:05:18Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36782 | - |
| dc.description.abstract | School violence is a complex and multifaceted phenomenon, structured around social and cultural norms, acting as a means of maintaining the unequal power relations present in society. Manifestations of school violence can take many forms, and this has complex consequences for everyone. This problem is linked to the educational process and the overall development of students, compromising not only their acquisition of knowledge but also their social interaction in the school environment. This final course project aimed to investigate the different manifestations of school violence, based on Brazilian educational scientific production, current legislation, and related data, understanding its impacts in the educational context. This is a qualitative bibliographic and documentary research study based on academic publications, federal and state legislation, as well as national reports and data from the National Human Rights Observatory. The results indicated that school violence remains a constant challenge for educational institutions, requiring solutions that go beyond punishment and include the implementation of preventive and educational practices. It was also found that, although legal frameworks represent significant advances, their effectiveness still depends on coordination between public policies, the school community, and civil society. Addressing school violence requires an integrated approach that values the role of schools as places for civic education, promoting respectful coexistence, and building a culture of peace. | pt_BR |
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| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-10T11:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEMS.pdf: 1119075 bytes, checksum: 546549bda42f269cceac8772637e8d15 (MD5) Previous issue date: 2025-10-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
| dc.subject | Bullying | pt_BR |
| dc.subject | Prevenção | pt_BR |
| dc.title | Violência escolar no Brasil: uma análise teórico-crítica | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Robson Guedes da | - |
| dc.description.resumo | A violência escolar é um fenômeno complexo e multifacetado, estruturado nas normas sociais e culturais, atuando como um meio de manutenção das relações desiguais de poder presentes na sociedade. As manifestações da violência escolar podem ser manifestadas de várias formas, e isto apresenta consequências complexas para todos. Essa problemática está ligada ao processo educacional e ao desenvolvimento integral dos alunos, comprometendo não apenas sua aquisição de conhecimento, mas também sua interação social no ambiente escolar. O presente trabalho visou investigar as diferentes manifestações da violência escolar, a partir da produção científica educacional brasileira, da legislação vigente e dos dados relacionados, compreendendo seus impactos no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, fundamentada em publicações acadêmicas, legislações federais e estaduais, bem como os relatórios nacionais e os dados do Observatório Nacional dos Direitos Humanos. Os resultados indicaram que a violência escolar se mantém como um desafio constante para as instituições de ensino, demandando soluções que vão além do campo punitivo e incluem a implementação de práticas preventivas e educativas. Verificou-se também que, embora os marcos legais representam avanços significativos, sua efetividade ainda depende da articulação entre políticas públicas, comunidade escolar e sociedade civil. O enfrentamento da violência escolar requer uma abordagem integrada, capaz de valorizar o papel da escola como espaço de formação cidadã, de promoção da convivência respeitosa e da construção de uma cultura de paz. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MEMS09122025.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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