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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36786
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valéria Cristina Gonçalves da-
dc.date.accessioned2025-12-10T11:40:32Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-10T11:40:32Z-
dc.date.issued2025-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36786-
dc.description.abstractThis study aims to discuss the importance of teacher education and the use of children’s literature, following the enactment of Law 10.639/2003, in the development of anti-racist pedagogical practices that contribute to strengthening the identity of Black children. Grounded in the works of authors such as Gomes (2017), Munanga (2005), Nascimento (2016), Zilberman (2014), and Almeida (2019), the research highlights the need to reflect on racism, the perpetuation of stereotypes, and their impacts on the process of racial identity formation. The study is organized into four sections: the first provides a historical overview of racism and education in Brazil; the second addresses the laws and affirmative actions that have represented milestones in the pursuit of equal rights; the third discusses the role of children’s literature in fostering representation and strengthening the identity of Black children; and finally, the fourth analyzes the responses of 4th-grade teachers from a public school in the capital of Paraíba to a questionnaire on the contributions of children’s literature and Law 10.639/2003 to the development of anti-racist education, also emphasizing the relevance of initial and continuing teacher education in this process.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-10T11:40:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCGS.pdf: 1097736 bytes, checksum: f529bda99f3cc751bcc780ef44c66f17 (MD5) Previous issue date: 2025-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleEntre livros e leis: formação docente e literatura infantil na aplicação da Lei 10.639/2003pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kunz, Marines Andrea-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da formação docente e do uso da literatura infantil, a partir da promulgação da Lei 10.639/2003, na construção de práticas pedagógicas antirracistas que contribuam para o fortalecimento da identidade das crianças negras. O estudo, fundamentado em autores como Gomes (2017), Munanga (2005), Nascimento (2016), Zilberman (2014) e Almeida (2019), evidencia a necessidade de refletir sobre o racismo, a perpetuação de estereótipos e seus impactos no processo de formação das identidades raciais. A pesquisa está organizada em quatro partes: a primeira apresenta um panorama histórico sobre o racismo e a educação no Brasil; a segunda parte aborda, as leis e ações afirmativas que representaram marcos na busca pela igualdade de direitos; a terceira parte, discute o papel da literatura infantil na promoção da representatividade e no fortalecimento identitário das crianças negras e, por fim, a quarta parte, analisa as respostas de professoras do 4º ano de uma escola pública da capital paraibana a um questionário sobre as contribuições da literatura infantil e da Lei 10.639/2003 para o desenvolvimento de uma educação antirracista, destacando também a relevância da formação inicial e continuada dos docentes nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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