Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luzia Inocêncio da-
dc.date.accessioned2018-03-08T15:24:28Z-
dc.date.available2014-03-25-
dc.date.available2018-03-08T15:24:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3678-
dc.description.abstractCurrently the early childhood education has been one of the main themes studied by theorists in the areas of knowledge as the pedagogy and psychology, to try to better understand how children think and act on knowledge acquired in their daily lives. However, the main concern is to find a way to assist in the process of identity formation and their autonomy through educational resources that can help in this process. Given the above, this monograph aims to search in the field of early childhood education, the importance of play as a tool to be used in educational practice while teaching resource in the acquisition of learning and knowledge construction of students. For the development of the same, we conducted a methodological path through field research of qualitative exploratory and descriptive type, which sought to obtain the data collection. The survey was conducted with three teachers of early childhood education in a municipal school of Brazil (PB). The result of the research, is visible that the teachers use the games as a means not only educational, but also for relaxation and fun for children. However, it can be concluded that the research work has promoted a broader vision of reality regarding the school pedagogical practices of teachers, the physical structure of the school, the methodology used by teachers, identifying the existing problems and the vision of professor regarding the basic necessities, and the integral development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T15:24:28Z No. of bitstreams: 1 LIS25032014.pdf: 620612 bytes, checksum: e362c4e6f6f94b7bc31d15e99426bf8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T15:24:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIS25032014.pdf: 620612 bytes, checksum: e362c4e6f6f94b7bc31d15e99426bf8d (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPrática educacional - lúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantil - lúdicopt_BR
dc.titleA importância do brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Emília Cristina Ferreira de-
dc.description.resumoAtualmente a Educação Infantil vem sendo uma das principais temáticas estudadas pelos teóricos nas áreas de conhecimento como a Pedagogia e Psicologia, para tentar entender melhor como as crianças pensam e agem diante dos conhecimentos adquiridos em seu dia-a- dia. No entanto, a principal preocupação dos mesmos é encontrar uma forma de auxiliar no processo de formação da identidade e autonomia delas, através de meios educativos que possam ajudar nesse processo. Diante do exposto, esta monografia tem o objetivo de pesquisar no campo da Educação Infantil, a importância do brincar como uma ferramenta a ser usada na prática educativa enquanto recurso pedagógico na aquisição de construção de aprendizagem e conhecimentos dos educandos. Para o desenvolvimento da mesma, foi realizado um percurso metodológico por meio de pesquisa de campo de caráter qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que buscou obter a coleta de dados. A pesquisa foi realizada com três docentes da Educação Infantil de uma escola municipal de Itaporanga (PB). No resultado das pesquisas, fica visível que os professores utilizam as brincadeiras não só como meio educativo, mas também para descontração e diversão das crianças. No entanto, pode-se concluir que o trabalho de pesquisa promoveu uma visão mais ampla da realidade escolar a respeito das práticas pedagógicas dos docentes, da estrutura física da escola, da metodologia utilizada pelos professores (as), identificando os problemas existentes na mesma e a visão do professor a respeito das necessidades básicas, e do desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIS25032014.pdf606,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.