Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36798| Tipo: | TCC |
| Título: | Desafios e possibilidades do ensino de quimica no contexto do desenho universal para aprendizagem (DUA) |
| Autor(es): | Freire, Leila Alexandre |
| Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
| Primeiro Coorientador: | Silva, Quézia Raquel Ribeiro da |
| Resumo: | O ensino de Química, essencial para a formação crítica e científica dos estudantes, ainda enfrenta desafios relacionados à motivação, à compreensão de conceitos abstratos e à inclusão da diversidade estudantil. Diante dessa realidade, torna-se necessário repensar as práticas pedagógicas, buscando estratégias que tornem o aprendizado mais acessível, participativo e significativo. Nesse contexto, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresenta-se como uma abordagem inovadora, capaz de orientar o planejamento de aulas que considerem a diversidade dos alunos e promovam múltiplas formas de engajamento, representação e expressão do conhecimento. Com base nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar os desafios e as potencialidades do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia inclusiva para aprimorar o ensino de Química, com foco no conteúdo de Eletroquímica. O estudo, de natureza qualitativa e desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, contou com a participação de 60 alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública de Areia-PB. A produção dos dados ocorreu por meio do desenvolvimento de uma sequência didática composta por dezesseis momentos, contemplando atividades lúdicas, experimentais, digitais (utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs) e colaborativas. A análise dos dados, fundamentada nos princípios da análise de conteúdo, possibilitou a organização dos resultados em três categorias: barreiras à aprendizagem de Eletroquímica, estratégias pedagógicas inclusivas baseadas no DUA e contribuições do DUA para a aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o uso do DUA, articulado a metodologias ativas, contribuiu para reduzir barreiras cognitivas e atitudinais, ampliando a compreensão de conceitos abstratos e a participação de todos os estudantes. Nesse contexto, as práticas investigativas e experimentais favoreceram a visualização concreta de fenômenos químicos, fortalecendo a argumentação científica, a colaboração e a autonomia discente, o que resultou em uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Dessa forma, conclui-se que o DUA potencializa o protagonismo estudantil, valoriza a diversidade e transforma o ensino de Química em um espaço de inclusão, engajamento e construção coletiva do conhecimento. Por fim, recomenda-se a ampliação de estudos sobre sua aplicação em outros conteúdos e níveis de ensino, visando consolidar práticas pedagógicas mais equitativas e inovadoras. |
| Abstract: | Chemistry teaching, essential for the critical and scientific development of students, still faces challenges related to motivation, understanding of abstract concepts, and the inclusion of diverse learners. Given this reality, it is necessary to rethink pedagogical practices, seeking strategies that make learning more accessible, participatory, and meaningful. In this context, Universal Design for Learning (UDL) emerges as an innovative approach capable of guiding lesson planning that takes into account student diversity and promotes multiple means of engagement, representation, and expression of knowledge. Based on this perspective, this study aimed to analyze the challenges and potentialities of UDL as an inclusive strategy to enhance Chemistry teaching, focusing on the topic of Electrochemistry. This qualitative study, developed through action research, involved 60 third-year high school students from a public school in Areia, Paraíba, Brazil. Data collection took place through the implementation of a didactic sequence composed of sixteen stages, which included playful, experimental, digital (using Information and Communication Technologies – ICTs), and collaborative activities. Data analysis, grounded in the principles of content analysis, enabled the organization of results into three categories: barriers to learning Electrochemistry, inclusive pedagogical strategies based on UDL, and contributions of UDL to learning. The findings showed that the use of UDL, integrated with active methodologies, helped reduce cognitive and attitudinal barriers, broadened students’ understanding of abstract concepts, and increased their participation. In this context, investigative and experimental practices favored the concrete visualization of chemical phenomena, strengthening scientific argumentation, collaboration, and learner autonomy, resulting in more meaningful and contextualized learning. Therefore, it is concluded that UDL enhances student agency, values diversity, and transforms Chemistry teaching into a space of inclusion, engagement, and collective knowledge construction. Finally, it is recommended to expand studies on its application in other subjects and educational levels, aiming to consolidate more equitable and innovative pedagogical practices. |
| Palavras-chave: | Inclusão educacional Metodologias ativas Experimentação investigativa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Química |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36798 |
| Data do documento: | 13-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LAF11122025 - MQ111.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
