Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Clemilda Felipe da-
dc.date.accessioned2025-12-11T19:19:40Z-
dc.date.available2025-10-13-
dc.date.available2025-12-11T19:19:40Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36807-
dc.description.abstractThis study examines school violence from the perspective of teachers. The main objective is to identify how teachers from rural and urban public schools in the Brejo Paraibano region perceive and respond to the aggression and violence they face in the schools where they teach. To achieve this objective, we used a qualitative, exploratory approach, developed in two stages: bibliographic research, based on previously published materials such as books, documents, and articles available on the Scientific Electronic Library (SciELO) platform; and field research, conducted through semi-structured interviews with elementary school teachers from five municipalities in the region. The findings reveal that teachers recognize school violence in multiple dimensions, from everyday disrespectful practices to verbal, physical, and symbolic aggression. Teachers feel vulnerable due to the lack of institutional support, which weakens their teaching practice, also generating physical and emotional illness and devaluation of the profession. It is concluded that violence against teachers is not limited to isolated episodes, but reflects structural problems present both in schools and in society, demanding effective public policies, greater institutional support and collective coping strategies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-11T19:19:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ClemildaFelipedaSilva_Monogr..pdf: 1225936 bytes, checksum: c3b9173fc3f1711360e4833149aa3dc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-11T19:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ClemildaFelipedaSilva_Monogr..pdf: 1225936 bytes, checksum: c3b9173fc3f1711360e4833149aa3dc8 (MD5) Previous issue date: 2025-09-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectAgressõespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEstratégias de enfrentamentopt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectAggressionpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectCoping strategiespt_BR
dc.titleVozes da docência: A violência escolar na perspectiva dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Maurício Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729971388741189pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1922050123139750pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema a violência escolar a partir da perspectiva dos professores. O objetivo principal é identificar como os professores de escolas públicas do campo e da cidade da região do Brejo Paraibano percebem e atuam para lidar com as agressões e violências que enfrentam nas escolas que exercem a docência. Para alcançar esse objetivo utilizamos uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida em duas etapas: pesquisa bibliográfica, baseada em materiais já publicados como livros, documentos e artigos disponíveis na plataforma Scientific Electronic Library (SciELO) e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturada com professores do ensino fundamental de cinco municípios da região. Os achados revelam que os professores reconhecem a violência escolar em múltiplas dimensões, desde práticas de desrespeito cotidiano até agressões verbais, físicas e simbólicas. Os docentes sentem-se vulneráveis diante da ausência de apoio institucional, o que fragiliza sua prática pedagógica, gerando também adoecimento físico e emocional e desvalorização da profissão. Conclui-se que a violência contra o professor não se limita a episódios isolados, mas reflete problemas estruturais presentes tanto na escola quanto na sociedade, demandando políticas públicas eficazes, maior suporte institucional e estratégias coletivas de enfrentamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClemildaFelipedaSilva_Monogr..pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons