Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Victória Lasônia Martins-
dc.date.accessioned2025-12-15T10:19:55Z-
dc.date.available2025-12-11-
dc.date.available2025-12-15T10:19:55Z-
dc.date.issued2025-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36826-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis addresses the importance of literary reading and the role of the school library in the early years of Elementary Education, emphasizing their contribution to the formation of critical and autonomous readers. The research was carried out at Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, in João Pessoa, and was based on the analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), the observation of the Leitura Deleite project, and the experiences gained during previous internships. The study is grounded in theoretical references that discuss reading, children’s literature, and teaching mediation, as well as in legal documents and public policies that promote reading, such as Law No. 12.244/2010 and the IFLA/UNESCO School Library Manifesto. The methodology combines bibliographic research and documentary analysis, articulating theory and practice. The results show that the school library, when valued and integrated into pedagogical practices, becomes a privileged space for stimulating imagination, creativity, and cognitive development, thus reinforcing reading as a social and educational practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-11T19:39:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VLMM11122025.pdf: 1386113 bytes, checksum: 5764ae88c13eb76cd936d538a592212f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-15T10:19:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VLMM11122025.pdf: 1386113 bytes, checksum: 5764ae88c13eb76cd936d538a592212f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T10:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VLMM11122025.pdf: 1386113 bytes, checksum: 5764ae88c13eb76cd936d538a592212f (MD5) Previous issue date: 2025-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.title"Ler é voar sem tirar os pés do chão": o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kunz, Marines Andrea-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a importância da leitura literária e do espaço da biblioteca escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando seu papel na formação de leitores críticos e autônomos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, em João Pessoa, e teve como base a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP), com a observação do projeto Leitura Deleite e as experiências vivenciadas em estágios anteriores. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos que abordam a leitura, a literatura infantil e a mediação docente, assim como em documentos legais e políticas públicas de incentivo à leitura, como a Lei nº 12.244/2010 e o Manifesto da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. Os resultados evidenciam que a biblioteca escolar, quando valorizada e integrada às práticas pedagógicas, constitui-se em espaço privilegiado de estímulo à imaginação, à criatividade e ao desenvolvimento cognitivo das crianças, fortalecendo a leitura como prática social e educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLMM11122025.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons