Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Maria Isabel Vital de-
dc.date.accessioned2025-12-15T10:21:33Z-
dc.date.available2025-12-11-
dc.date.available2025-12-15T10:21:33Z-
dc.date.issued2025-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36827-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates educational management as an object of discourse, based on the academic production of the Educational Management Research and Study Group (GEPGE). The research analyzes the contributions of Michel Foucault’s Archaeological Analysis of Discourse (AAD) to understanding the enunciation of educational management. The theoretical framework is grounded in the categories of discourse and enunciation, considering the management of education as a discursive phenomenon within political-pedagogical disputes. Qualitative, bibliographic, and descriptive in nature, this study is framed as a literature review. Undergraduate theses produced between 2021 and 2025 within the scope of GEPGE, which adopted AAD as a theoretical-methodological perspective, were analyzed in order to identify themes and problems, highlight the archaeological categories employed, and examine the conclusions reached by the investigations. The findings show that, although educational management is guaranteed in laws and policies, it continues to face contradictions and tensions with the neoliberal discourse. It is concluded that AAD deepens the critical understanding of educational management, reveals both its limits and potentialities, and strengthens academic debate as well as democratic practices within public schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-11T21:38:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIVC11122025.pdf: 1168026 bytes, checksum: 16c18f5f62744b205b790808b3568821 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-15T10:21:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIVC11122025.pdf: 1168026 bytes, checksum: 16c18f5f62744b205b790808b3568821 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T10:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIVC11122025.pdf: 1168026 bytes, checksum: 16c18f5f62744b205b790808b3568821 (MD5) Previous issue date: 2025-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectAnálise arqueológica do discursopt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.titleGestão educacional como objeto do discurso: uma análise sobre a produção de TCCs do grupo de estudos e pesquisa em gestão educacional.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga a gestão educacional como objeto do discurso, a partir da produção acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão Educacional (GEPGE). A pesquisa analisa as contribuições da Análise Arqueológica do Discurso (AAD), de Michel Foucault, para compreender o enunciado da gestão educacional. O referencial teórico se apoia nas categorias de discurso e enunciado, entendendo a gestão da educação como fenômeno discursivo em disputa político-pedagógica. De caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo, esta pesquisa enquadra-se nos estudos de revisão de literatura. Foram analisados TCCs produzidos entre 2021 e 2025 que utilizaram a AAD como perspectiva teórico-metodológica, produzidos no âmbito do GEPGE, com isso, buscou-se conhecer temas e problemas, identificar as categorias arqueológicas utilizadas e verificar as conclusões alcançadas pelas investigações. Os achados demonstram que a produção do grupo de pesquisa identifica que embora prevista em leis e políticas, a gestão da educação enfrenta contradições e tensões com o discurso neoliberal. Conclui-se que a AAD aprofunda a compreensão crítica da gestão educacional, apresenta limites e potencialidades, fortalece o debate acadêmico e práticas democráticas na escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIVC11122025.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons