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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalitot, Alice Mangueira-
dc.date.accessioned2025-12-15T10:27:52Z-
dc.date.available2025-12-11-
dc.date.available2025-12-15T10:27:52Z-
dc.date.issued2025-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36829-
dc.description.abstractInvestigating the profile of public secondary education becomes a challenging task, as we have identified a diverse education and multiple occupations among teachers in the 19th century. Considering this, the objective is to trace the trajectory of the public secondary education competitions in the Province of Parahyba between 1864 and 1886, taking into account the educational regulations and the professional trajectories of the teaching staff at the Lyceu Parahybano. The research is justified by the relevance of understanding aspects of the identity of the secondary public school teacher, thru two legal milestones – 1864, the promulgation of Provincial Law No. 178, and 1886 with the new General Regulation of Instruction No. 36. 36. The methodology used is qualitative in nature, involving a literature review and documentary research, based on the analysis of primary sources - laws, regulations, and newspapers, which were found at the Paraíba Historical and Geographical Institute (IHGP) and the Brazilian Digital Newspaper Archive. The theoretical framework used is based on Cultural History and the concepts of representation and teacher identity. Trajectories such as those of Thomaz de Aquino Mindello and Manoel Pedro Cardoso Vieira become fundamental for understanding the profile of secondary education at the Lyceu Parahybano, presenting a combination of professional training, social prestige, and insertion into circles of power. The main results refer to the competitions being aligned with the imperial/provincial guidelines for the organization of secondary public education, materializing in formal requirements of academic training, moral conduct, and skills, which lead us to propose a possible profile of the secondary public teaching profession in the Paraíba Province.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-11T22:00:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMP11122025.pdf: 781326 bytes, checksum: 158e161f594ea42e996d158b6017a6b1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectLyceu Parahybanopt_BR
dc.subjectConcursopt_BR
dc.titleProfessor público secundário do Lyceu Parahybano: instrução normativa dos concursos e perfil profissional - 1864 a 1886.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.description.resumoInvestigar o perfil da docência secundária pública torna-se algo desafiador, uma vez que temos identificado uma formação diversa e ocupações múltiplas por parte dos professores no século XIX. Pensando nisso, objetiva-se buscar a trajetória dos concursos para a instrução pública secundária da Província da Parahyba entre 1864 e 1886, levando em consideração as normativas educacionais e as trajetórias profissionais da docência no Lyceu Parahybano. A pesquisa justifica-se pela relevância de compreender aspectos da identidade do professor público secundário, através de dois marcos legais – 1864, promulgação da Lei Provincial nº 178, e 1886 com o novo Regulamento Geral da Instrução de n. 36. A metodologia utilizada apresenta-se de caráter qualitativo, revisão bibliográfica e investigação documental, baseada na análise de fontes primárias - leis, regulamentos e jornais, que foram encontrados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e na Hemeroteca Digital Brasileira. O referencial teórico utilizado fundamenta-se na História Cultural e nos conceitos de representação e identidade docente. Trajetórias como a de Thomaz de Aquino Mindello e Manoel Pedro Cardoso Vieira, tornam-se fundamentais para a compreensão do perfil da docência secundária do Lyceu Parahybano, apresentando uma combinação de formação profissional, prestígio social e inserção em círculos de poder. Os principais resultados, referem-se aos concursos estarem alinhados às diretrizes imperiais/provinciais de organização da instrução pública secundária, materializando-se em exigências formais de formação acadêmica, conduta moral e habilidades, que nos levam à proposição de um possível perfil do magistério público secundário na Província paraibana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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