Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36831Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Paula, Juliane Sérgio de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-15T10:31:10Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-11 | - |
| dc.date.available | 2025-12-15T10:31:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36831 | - |
| dc.description.abstract | This work stems from the PIBIC/CNPq project (2023–2025), which investigated the enunciation of educational management within the order of neoliberal discourse. As a development of that investigation, the present research analyzed how neoliberal discourse reconfigures the relationship between the State, social rights, and the management of education. Specifically, it aimed to analyze the enunciative correlate State/Education Management within the neoliberal domain. The specific objectives were: to identify the enunciations established in the order of neoliberal discourse that regulate the relationship between the State and educational management; to describe the subject positions that emerge from this relationship; and to indicate which institutions are enunciatively constituted from it. The research employed Michel Foucault’s (2008) Archaeological Analysis of Discourse as its methodological framework to excavate the sources and systematize the findings into three analytical-archaeological categories: enunciative regularity, subject position, and institutions. The primary sources selected for the study were Andrade (2019), Gentili (1996), and Calderon et al. (2013). The results indicate the existence of enunciations that structure neoliberal discourse, which, in turn, regulates the relationship between the State and educational management. The analysis also revealed that this discourse positions subjects who emerge from the interplay between the State and educational management within the neoliberal order. Finally, it identified certain institutions that are enunciatively constituted from this relationship. The description and analysis of these enunciations suggest, therefore, that neoliberal discourse reconfigures subject positions and hinders the emergence of a discourse that values public education, popular participation, and democratic management. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-11T23:24:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSP11122025.pdf: 580777 bytes, checksum: 50dbb0a6a640c23f602bde0380629b5d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-15T10:31:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSP11122025.pdf: 580777 bytes, checksum: 50dbb0a6a640c23f602bde0380629b5d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-15T10:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSP11122025.pdf: 580777 bytes, checksum: 50dbb0a6a640c23f602bde0380629b5d (MD5) Previous issue date: 2025-10-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
| dc.subject | Estado | pt_BR |
| dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
| dc.title | Neoliberalismo, estado e gestão da educação: um estudo sobre o discurso político-educacional | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Alcantara, Marcos Angelus Miranda de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho decorre do projeto PIBIC/CNPq (2023-2025), que investigou o enunciado da gestão educacional na ordem do discurso neoliberal. Como desdobramento dessa investigação, a presente pesquisa analisou como o discurso neoliberal reconfigura a relação entre Estado, direitos sociais e gestão da educação. Especificamente, objetivou-se analisar o correlato enunciativo Estado/Gestão da Educação no campo de domínio neoliberal. Especificamente, buscamos: identificar os enunciados postos na ordem do discurso neoliberal que regulam a relação entre Estado e gestão educacional; descrever posições de sujeitos que emergem dessa relação entre Estado e gestão educacional na ordem do discurso neoliberal; apontar que instituições são constituídas enunciativamente a partir dessa relação. A pesquisa utilizou a metodologia da Análise Arqueológica do Discurso, de Michel Foucault (2008), para escavar as fontes e sistematizar os achados em três categorias analítico-arqueológicas: regularidade enunciativa, posição de sujeito e instituições. As fontes primárias selecionadas para a pesquisa foram: Andrade (2019), Gentili (1996) e Calderon et. al. (2013). Os resultados da pesquisa apontam para enunciados que ordenam o discurso neoliberal que por sua vez regula a relação entre Estado e gestão educacional. A análise também verificou que esse discurso posiciona sujeitos que emergem dessa relação entre Estado e gestão educacional na ordem do discurso neoliberal. Finalmente identificou-se algumas instituições constituídas enunciativamente a partir dessa relação. A descrição desses enunciados e sua análise sugerem, portanto, que o discurso neoliberal reconfigura as posições do sujeito e inviabilizam um discurso que valorize a escola pública, a participação popular e a gestão democrática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSP11122025.pdf | 567,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
