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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36849| Tipo: | Tese |
| Título: | Batendo às portas do novo século: a colaboração entre Jean-Louis Duport e Ludwig van Beethoven no desenvolvimento da escrita para o violoncelo no século XIX |
| Autor(es): | Massa, Amanda Melo |
| Primeiro Orientador: | Aquino, Felipe José Avellar de |
| Resumo: | Este trabalho consiste na análise dos fundamentos e abordagens técnica do violoncelo definidos por Jean-Louis Duport (1749-1819), em seu Essai sur le doigté du violoncelle et sur la conduite de l'archet (1806), considerado o primeiro tratado moderno sobre a técnica do violoncelo. O legado deste tratado pode ser refletido em algumas das obras monumentais da literatura do instrumento, que se estende até o início do século XX. Desta forma, a presente pesquisa busca elementos que demonstrem a influência de Duport, não apenas na escrita das duas primeiras Sonatas para piano e violoncelo Op. 5 de Beethoven — obras que estreou ao lado do compositor quando se encontravam em Berlim, em 1796 — ao mesmo tempo em que evidencia as potencialidades do instrumento na composição das demais Sonatas, escritas em períodos composicionais distintos, de maneira que retratam claramente as três fases de Beethoven. A partir do conhecimento aprofundado do referido tratado, buscamos melhor compreensão sobre os princípios da performance do violoncelo neste período, além de como se dava a interpretação das articulações propostas por Beethoven. Para isso, nos utilizamos das primeiras edições das cinco Sonatas para piano e violoncelo (Opp. 5, 69 e 102), além de duas edições urtext: Henle Verlag (München, 1971) e Bärenreiter (Kassel, 2004). Da mesma forma, empregamos trabalhos de Walden (2004), pesquisa mais abrangente sobre os 100 anos de repertório técnico e musical do violoncelo, entre 1740 e 1840, além de Kennaway (2014, 2021); os trabalhos de Lockwood (1977, 1986, 1992, 1998, 2003, 2005), sobre a vida e obra de Beethoven; Lodes (2004), Moskovitz e Todd (2017), Crawford (1995), assim como Yun (2013), que abordam questões técnicas e interpretativas das cinco Sonatas. Da mesma forma, Campbell (1999, 2004) e Chen- Merret (2006), que contextualizam a vida e obra de Jean-Louis Duport. Nesse sentido, direcionamos nossa atenção para o caderno de manuscritos Kafka de Beethoven, que inclui esboços produzidos entre 1786 e 1799, abrangendo fragmentos das duas Sonatas para piano e violoncelo, Op. 5. Dois aspectos importantes a serem considerados, que indicam a proximidade e colaboração entre Beethoven e Duport: o fólio 57, que contém um breve comentário em seu verso, “Billet an Duport Morgen Frühe”, além do fólio 109, que contém uma página de dedilhados e possibilidades composicionais para o instrumento — não se tratando da caligrafia de Beethoven —, mas que muito provavelmente foi escrita por Jean-Louis Duport. Aparentemente esta despretensiosa folha de papel solta seria tão influente para a escrita idiomática, bem como para o desenvolvimento da literatura do violoncelo nos cem anos subsequentes ou mais. De forma mais específica, em seu fragmento 4, uma sequência simples de seis acordes, abre as portas para o desenvolvimento de uma articulação em particular, que denominamos de “escrita textural”, bem como, todos os seus desdobramentos. Começando com o simples encadeamento de acordes no fólio 109, escrito em 1796 e culminando com a estreia e a primeira edição publicada do monumental Concerto para violoncelo de Dvořák, em 1896. Mais do que isso, a associação de Duport e Beethoven documenta a primeira colaboração entre violoncelista e compositor, ao mesmo tempo em que aponta para o desenvolvimento da escrita para violoncelo, muito além do século XIX. Ademais, esta pesquisa fornece uma edição em português do Ensaio de Duport, em uma linguagem simples e objetiva, com a atualização da notação musical para os padrões modernos, que nos leva a conhecer de forma aprofundada este tratado — um compêndio relevante para o ensino e pedagogia do violoncelo, notadamente por seu anexo contendo 21 Estudos —, inclusive com relação às suas revisões, reduções e breves ampliações de texto que aparecem nas edições subsequentes e suas respectivas traduções. |
| Abstract: | This work consists of an analysis of the fundamentals and technical approaches to the cello defined by Jean-Louis Duport (1749-1819) in his Essai sur le doigté du violoncelle et sur la conduite de l'archet (1806), considered the first modern treatise on the cello technique. The legacy of this compendium can be reflected in some of the monumental works of literature of the instrument, which lasts at least until the beginning of the 20th century. Thus, this research seeks elements that demonstrate Duport's influence, not only in the writing of Beethoven's first two Sonatas for piano and cello Op. 5 — which he premiered along with the composer when they were in Berlin, in 1796 — but also highlights the potential of the instrument in the composition of the other Sonatas, written in distinct compositional periods, in a way that clearly portrays Beethoven's three phases. Based on an in-depth knowledge of the aforementioned treatise, we seek a better understanding of the principles of cello performance in this period, as well as how the articulations proposed by Beethoven were interpreted. To this end, we used the first editions of the five Sonatas for piano and cello (Opp. 5, 69 and 102), as well as two urtext editions, Henle Verlag (München, 1971) and Bärenreiter (Kassel, 2004). Likewise, we used works by Walden (2004), probably the most comprehensive research on the 100 years of technical and musical repertoire of the cello, between 1740 and 1840, as well as Kennaway (2014, 2021); the works of Lockwood (1977, 1986, 1992, 1998, 2003, 2005), on the life and work of Beethoven; Lodes (2004), Moskovitz and Todd (2017), Crawford (1995), as well as Yun (2013), who addresses technical and interpretative issues of the five Sonatas. Similarly, Campbell (1999, 2004), and Chen-Merret (2006), who contextualize the life and work of Jean- Louis Duport. In that sense, we turn our attention to Beethoven’s Kafka manuscript notebook, which includes sketches produced between 1786 and 1799, including fragments of the two Sonatas for piano and cello, Op. 5. Two important aspects to consider that indicate the closeness and collaboration between Beethoven and Duport: the folio 57, which contains a brief commentary on its back, “Billet an Duport Morgen Frühe”; and folio 109, which contains a page of fingerings and compositional possibilities for the instrument—not in Beethoven’s handwriting—that was probably written by Jean-Louis Duport. It seems that this unpretentious loose sheet of paper would be so influential for idiomatic writing as well as for the development of cello literature for the next hundred years or more. More specifically, in fragment 4, a simple sequence of six chords, which opened the door to the development of a particular articulation, which we call “textural writing”, as well as all its developments. Starting with the simple sequence of chords on folio 109, written in 1796, and culminating with the premiere and first published edition of Dvořák's monumental Cello Concerto in 1896. More than that, the association of Duport to Beethoven documents the first collaboration between cellist and composer, at the same time that it points to the development of cello writing well beyond the 19th century. Furthermore, this research provides a Portuguese edition of Duport's Essay, to a simple and updated language, including a musical notation revised into modern standards, which allows us to gain an in-depth understanding of this treatise—a relevant compendium for cello teaching and pedagogy, notably due to its appendix containing 21 Studies—, including its revisions, reductions and brief text expansions that appear in subsequent editions and their respective translations. |
| Palavras-chave: | J. L. Duport. Beethoven Escrita textural Evolução do violoncelo Colaboração compositor-intérprete Textural writing Evolution of the cello Composerperformer collaboration |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Música |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36849 |
| Data do documento: | 30-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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