Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36856
Tipo: Tese
Título: Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças com transtorno do processamento auditivo central
Autor(es): Lima, Daviany Oliveira
Primeiro Orientador: Rosa, Marine Raquel Diniz da
Primeiro Coorientador: Schochat, Eliane
Resumo: O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é um déficit no processamento neural do estímulo auditivo de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldades auditivas decorrentes de alterações nas habilidades auditivas envolvidas no Processamento Auditivo Central (PAC). Além disso, pode-se observar que essa população apresenta dificuldades de aprendizagem, devido à inter-relação entre as habilidades do processamento auditivo e do processamento fonológico. Uma das intervenções padrão-ouro para essa população é o Treinamento Auditivo (TA), baseado no princípio da neuroplasticidade. Outra forma de intervenção que vem sendo amplamente investigada é a estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), que, também fundamentada no princípio da neuroplasticidade, utiliza uma corrente de baixa intensidade para modular a atividade cortical. Nesse contexto, a tDCS surge como uma intervenção potencial não invasiva para modular a atividade neuronal e melhorar funções cognitivas em diferentes populações. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar os principais efeitos e a eficácia de um protocolo de intervenção baseado na tDCS nas habilidades do Processamento Auditivo Central e do processamento fonológico em crianças com TPAC.O trabalho foi estruturado em três estudos:O primeiro artigo trata-se de uma revisão sistemática com meta-análise, que buscou analisar a evidência científica da eficácia da tDCS no TPAC. Os resultados indicaram que a tDCS anódica aplicada no córtex temporal esquerdo mostrou-se promissora como intervenção no tratamento do TPAC, com efeitos positivos no processamento temporal e na atenção auditiva. No entanto, destaca-se a variabilidade nos tipos de protocolos utilizados;O segundo artigo é umensaio clínico, cego e controlado por placebo, que investigou os efeitos da tDCS associado ao Treinamento Auditivo no TPAC. Participaram 24 crianças com diagnóstico de TPAC, divididas em três grupos de intervenção, cada um submetido a um tipo diferente de estimulação: (1) tDCS anódica (a-tDCS) ativa na área temporal T7 combinada ao Treinamento Auditivo (TA); (2) a-tDCS isolada na áreaT7; e (3) apenas o TA. Os resultados mostraram que a tDCS anódica aplicada sobre o córtex auditivo esquerdo ao longo de 10 sessões aumentou a eficácia do treinamento auditivo, melhorando o desempenho em tarefas de processamento temporal e controle atencional auditivo;O terceiro artigo também é um ensaio clínico cego e controlado por placebo, que analisa os efeitos da atDCS nas habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória operacional em crianças com TPAC. Os achados indicam que a a-tDCS, associada ou não ao TA, exerce efeitos positivos na consciência fonológica e na nomeação automática rápida.Desta forma, conclui-se que a tDCS pode ser utilizada como um método adjunto para acelerar a intervenção terapêutica em indivíduos com TPAC e dificuldades de aprendizagem.
Abstract: Central Auditory Processing Disorder (CAPD) is a deficit in the neural processing of auditory stimuli of neurobiological origin, characterized by hearing difficulties resulting from changes in the auditory skills involved in Central Auditory Processing (CAP). In addition, it can be observed that this population has learning difficulties, due to the interrelationship between auditory processing and phonological processing skills. One of the gold standard interventions for this population is Auditory Training (AT), based on the principle of neuroplasticity. Another form of intervention that has been widely investigated is transcranial direct current stimulation (tDCS), which, also based on the principle of neuroplasticity, uses a low-intensity current to modulate cortical activity. In this context, tDCS emerges as a potential non-invasive intervention to modulate neuronal activity and improve cognitive functions in different populations. Therefore, this study aimed to investigate the main effects and efficacy of an intervention protocol based on tDCS on Central Auditory Processing and phonological processing skills in children with CAPD. The work was structured in three studies: The first article is a systematic review with metaanalysis, which sought to analyze the scientific evidence of the efficacy of tDCS in CAPD. The results indicated that anodal tDCS applied to the left temporal cortex showed promise as an intervention in the treatment of CAPD, with positive effects on temporal processing and auditory attention. However, the variability in the types of protocols used stands out; The second article is a blinded, placebo-controlled clinical trial that investigated the effects of tDCS associated with Auditory Training in CAPD. Twentyfour children diagnosed with CAPD participated and were divided into three intervention groups, each subjected to a different type of stimulation: (1) active anodal tDCS (a-tDCS) in the T7 temporal area combined with Auditory Training (AT); (2) isolated a-tDCS in the T7 area; and (3) only AT. The results showed that anodal tDCS applied to the left auditory cortex over 10 sessions increased the effectiveness of auditory training, improving performance in temporal processing and auditory attentional control tasks. The third article is also a blinded, placebo-controlled clinical trial that analyzes the effects of atDCS on phonological awareness, rapid automatized naming, and working memory skills in children with CAPD. The findings indicate that a-tDCS, associated or not with AT, has positive effects on phonological awareness and rapid automatized naming. Thus, it is concluded that tDCS can be used as an adjunct method to accelerate therapeutic intervention in individuals with CAPD and learning disabilities.
Palavras-chave: Estimulação transcraniana por corrente contínua
neuromodulação
Correção da percepção auditiva
Transtornos da percepção auditiva
Audição
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36856
Data do documento: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DavianyOliveiraLima_Tese.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DavianyOliveiraLima_Tese_Ficha_SIGAA.pdf2,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons