Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Sandra Maria Alves da-
dc.date.accessioned2018-03-09T11:50:27Z-
dc.date.available2014-10-10-
dc.date.available2018-03-09T11:50:27Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3685-
dc.description.abstractThe use of games and playful tools in the classroom is a reality already much discussed and used. However, this scenario is now requiring more creativity and willingness of teachers and availability of schools, uniting to technological advances that have accrued on the need to analyse the contribution of information technology as a pedagogical resource and a playful instrument in shaping the teaching learning process. That being the object of study this at work. That has as its guiding research question: does the child can build knowledge through educational Informatics, as a playful tool? To answer the question was adopted the procedure of bibliographical research of books, theses and scholarly articles with the support of reliable search sites. What relevant contributions as pointed Valente (1999), that "the computer in the knowledge society" exposes the educational Informatics with a critical piece on learning. In addition to this, through bibliographical research were selected important contributions de Moraes (1998) and authors Moran, Masetto and Behrens (2009), with the book "New technological and pedagogic mediation", addressing issues associated with the proposed integration and use of computer and the internet in the classroom. I.e. showing convergent to the role of educator discussions under a new dimension, that of information technology. The data obtained were organized into chapters, previously defined from the objectives proposed, as a result the informatics as a playful tool in the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-09T11:50:27Z No. of bitstreams: 1 SMAR02102013.pdf: 372002 bytes, checksum: 81120ae1662c201a87b68842c562fccc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-09T11:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SMAR02102013.pdf: 372002 bytes, checksum: 81120ae1662c201a87b68842c562fccc (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - informáticapt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.titleA utilização da informática como um recurso pedagógico e instrumento lúdicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Faheina, Evelyn F. Azevedo-
dc.description.resumoO uso dos jogos e de ferramentas lúdicas na sala de aula é uma realidade já muito discutida e utilizada. Porém, este cenário hoje está requerendo mais criatividade e disposição dos professores e disponibilidade das escolas, unindo isso aos avanços tecnológicos resultamos na necessidade de se analisar a contribuição da informática como um recurso pedagógico e um instrumento lúdico na formação do ensino aprendizagem. Sendo esse o objeto de estudo presente no trabalho. Que tem como questionamento norteador da pesquisa: será que a criança pode construir o conhecimento através da informática educativa, como uma ferramenta lúdica? Para responder a pergunta foi adotado o procedimento de pesquisa bibliográfica de livros, teses e artigos acadêmicos com o apoio de sites de buscas confiáveis. O que nos apontou relevantes contribuições como a de Valente (1999), que na obra “O computador na sociedade do conhecimento” expõe a informática educativa com uma peça fundamental na aprendizagem. Além deste, através da pesquisa bibliográfica foram selecionadas importantes contribuições de Moraes (1998) e dos autores Moran, Masetto e Behrens (2009), com o livro “Novas tecnológicas e mediação pedagógica”, abordando questões associadas à proposta de integração e utilização do computador e da internet na sala de aula. Ou seja, apresentando discussões convergentes ao papel do educador sob uma nova dimensão, o da informática. Os dados alcançados foram organizados em capítulos, previamente definidos a partir dos objetivos propostos, que apontou como resultado a informática como uma ferramenta lúdica na construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMAR02102013.pdf363,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.