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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leomarcos Silvio Batista da-
dc.date.accessioned2025-12-16T10:16:58Z-
dc.date.available2025-12-15-
dc.date.available2025-12-16T10:16:58Z-
dc.date.issued2025-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36863-
dc.description.abstractThe present research investigates literacy and reading practices in Adult Education (EJA) through a case study based on teacher narratives at the Municipal School Leônidas Santiago in João Pessoa-PB. Its specific objectives are: to analyze the literacy practices developed by teachers in adult education; to identify the theoretical and methodological concepts that underpin the pedagogical practices of teachers; and to understand how teacher narratives can contribute to the reflection and improvement of literacy practices in EJA. The theoretical framework is supported by authors in the fields of EJA, Literacy, Adult Literacy, and Popular Education, including Di Pierro, Joia, and Ribeiro (2001); Freire (1989, 2011); Soares (1999, 2004, 2005); Schwartz (2010); Arroyo (2018). Methodologically, we anchor the research in qualitative methods and adopt semistructured interviews with teachers working in the 1st Segment of EJA as a data collection instrument. The focus is on teacher training and the need for contextualized approaches to literacy and reading, as the results allow for an understanding of the lived experiences of teachers, highlighting the importance of continuous training to improve their pedagogical practices to meet students' needs. Another point addressed by the research is the importance of using diverse methodologies in the literacy of young people, adults, and the elderly, aiming to overcome the limitations of traditional pedagogical practices. Finally, the research conducted with teachers at a municipal school has contributed significantly to the reflection on the urgency of improving the quality of EJA, the development of meaningful and contextualized literacy projects, as well as the implementation of public policies compatible with the reality and complexity of EJA. The results of this case study highlight the importance of developing meaningful and contextualized literacy projects, considering the needs and experiences of students. Furthermore, they emphasize the need for the implementation of public policies that align with the reality and complexity of EJA, aiming to ensure quality and inclusive education for all students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-15T18:20:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSBS15122025.pdf: 1312870 bytes, checksum: 2d5e304d1f23107ec0a6dac43b6b369b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectNarrativas docentespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um estudo de caso a partir de narrativas de docentes da escola municipal Lêonidas Santiago – João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Maria Lígia Isídio-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as práticas de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de um estudo de caso a partir de narrativas docentes na Escola Municipal Leônidas Santiago, no município de João Pessoa-PB. Tem como objetivo específicos: analisar as práticas e letramento desenvolvidas pelos docentes na educação de jovens e adultos; identificar as concepções teóricas e metodológicas que fundamentam as práticas pedagógicas dos docentes; compreender como as narrativas docentes podem contribuir para a reflexão e aprimoramento das práticas de alfabetização e letramento na EJA .Na fundamentação teórica nos respaldamos em autores do campo da EJA, Alfabetização, Alfabetização de Adultos e Educação Popular, dentre esses: Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001); Freire (1989, 2011); Soares (1999, 2004, 2005); Schwartz (2010); Arroyo (2018). Metodologicamente nos ancoramos na pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados adotamos entrevistas semiestruturadas com os docentes da escola que atuam no 1º Segmento da EJA. É pautada a formação docente e a necessidade de abordagens contextualizadas de alfabetização e do letramento, pois os resultados permite a compreensão das experiências vivenciadas dos docentes que mostra quanto é importante a formação continuada para melhorar as suas práticas pedagógicas para atender as necessidades dos estudantes, outro ponto que a pesquisa aborda a importância do uso de metodologias diversificadas na alfabetização de jovens, adultos e idosos visando superar os limites das práticas pedagógicas tradicionais. Por fim a pesquisa realizada com docentes de uma escola municipal contribuiu de forma valiosa para a reflexão acerca da urgência na melhoria e qualidade da EJA, elaboração de projetos de alfabetização que sejam significativos e contextualizados, assim como a efetivação de políticas públicas compatíveis com a realidade e complexidade da EJA. Os resultados deste estudo de caso destacam a importância da elaboração de projetos de alfabetização que sejam significativos e contextualizados, considerando as necessidades e experiências dos alunos. Além disso, enfatizam a necessidade de efetivação de políticas públicas compatíveis com a realidade e complexidade da EJA, visando garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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