Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36869Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Lorena Maria Helen | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-16T10:32:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-15 | - |
| dc.date.available | 2025-12-16T10:32:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36869 | - |
| dc.description.abstract | This Final Course Paper aims to reflect on the importance of public schools in citizenship education and pedagogical practices, based on an autobiographical experience. The study analyzes pedagogical practices that promote social inclusion and critical education, relating them to educational theories and highlighting the relevance of public schools in shaping teaching identity. It also seeks to demonstrate how autobiographical writing contributes to a critical analysis of teaching practices and to the appreciation of public education. The research was developed through a qualitative approach, combining bibliographic review and autobiographical narrative writing as a tool for reflection on the author’s formative trajectory. The narrative is grounded in Paul Ricoeur’s concept of triple mimesis, which enables reflective organization and the re-signification of school experiences. The guiding question was: how did the experiences lived in a public school contribute to the author’s citizenship formation and teaching constitution? The analysis is based on authors of critical pedagogy, such as Paulo Freire, Saviani, and Miguel Arroyo, and dialogues with the Brazilian historical and educational context of the early 2000s, marked by inclusion policies but also by structural contradictions. The results show that cultural, artistic, and pedagogical practices, even in contexts of social vulnerability, can promote inclusion, social justice, and citizenship education. It is concluded that autobiographical narrative is a space for reflection and reconstruction of formative practices, reaffirming public school as a territory of citizenship, belonging, and social transformation. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-15T20:50:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMHS15122025.pdf: 834934 bytes, checksum: e0e830edff975fee8191a70742177054 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-16T10:32:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMHS15122025.pdf: 834934 bytes, checksum: e0e830edff975fee8191a70742177054 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-16T10:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMHS15122025.pdf: 834934 bytes, checksum: e0e830edff975fee8191a70742177054 (MD5) Previous issue date: 2025-10-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
| dc.subject | Narrativa autobiográfica | pt_BR |
| dc.subject | Práticas reflexivas | pt_BR |
| dc.subject | Escola pública | pt_BR |
| dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
| dc.title | Por dentro da escola pública: narrativa autobiográfica do processo ensino-aprendizagem e a formação cidadã | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gabriel, Gilvete de Lima | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre a importância da escola pública na formação cidadã e nas práticas educacionais, a partir de uma experiência autobiográfica. O estudo analisa as práticas pedagógicas que favorecem a inclusão social e a formação crítica, relacionando-as às teorias educacionais e evidenciando a relevância da escola pública na constituição da identidade docente. Além disso, busca demonstrar como a escrita autobiográfica contribui para uma análise crítica da ação docente e para a valorização da escola pública. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e escrita de narrativa autobiográfica como instrumento de reflexão sobre a trajetória formativa da autora. A narrativa é fundamentada no conceito de tríplice mimese de Paul Ricoeur, que possibilita a organização reflexiva e a ressignificação das vivências escolares. A questão norteadora foi: como as experiências vividas em uma escola pública contribuíram para a formação cidadã e a constituição docente da autora? A análise fundamenta-se em autores da pedagogia crítica, como Paulo Freire, Saviani e Miguel Arroyo, e dialoga com o contexto histórico e educacional brasileiro do início dos anos 2000, marcado por políticas de inclusão, mas também por contradições estruturais. Os resultados apontam que práticas culturais, artísticas e pedagógicas, mesmo em contextos de vulnerabilidade social, podem promover inclusão, justiça social e formação cidadã. Conclui-se que a narrativa autobiográfica se constitui como espaço de reflexão e reconstrução das práticas formativas, reafirmando a escola pública como território de cidadania, pertencimento e transformação social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMHS15122025.pdf | 815,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
