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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36872
Tipo: TCC
Título: Práticas docentes e a história da química: reflexões sobre ensino e aprendizagem
Autor(es): Cardoso, Erivaldo de Almeida
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Primeiro Coorientador: Silva, Quézia Raquel Ribeiro da
Resumo: O ensino de Química, historicamente, tem sido marcado por práticas tradicionais que priorizam a memorização de fórmulas e leis, muitas vezes desconsiderando o contexto histórico, social e humano no qual o conhecimento científico foi construído. Diante desse cenário, a História da Química se apresenta como um recurso pedagógico que pode tornar a aprendizagem mais significativa, contextualizada e próxima da realidade dos estudantes. Com base nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e práticas de professores de Química sobre a utilização da História da Química como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, realizada com oito docentes atuantes em escolas públicas e privadas do município de Areia/PB. A produção dos dados ocorreu por meio de questionários, cujas respostas foram examinadas segundo as etapas da Análise de Conteúdo, sendo expressas a partir do estabelecimento de três categorias: (i) compreensões e percepções dos professores sobre a História da Química; (ii) práticas e possibilidades de inserção da abordagem histórica no Ensino Médio; e (iii) desafios para sua efetiva integração ao ensino. Os resultados evidenciaram que os docentes reconhecem a relevância da História da Química como instrumento pedagógico capaz de aproximar os alunos da Ciência, contextualizar os conteúdos e despertar o interesse pela disciplina. Entre as estratégias mais utilizadas destacam-se a contextualização histórica na introdução dos conteúdos, o uso de vídeos, a reprodução de experimentos históricos e a realização de debates. No entanto, também foram identificados obstáculos que dificultam sua aplicação mais ampla, como a limitação de tempo, a escassez de materiais didáticos adequados, lacunas na formação docente e a dificuldade de engajamento de alguns estudantes. Para superar esses entraves, os participantes sugeriram medidas como ampliar a presença da História da Química na formação inicial e continuada de professores, aprimorar os livros didáticos e planejar sequências didáticas mais integradas ao currículo escolar. Concluímos que, apesar dos desafios expressos, faz-se necessário investir na inserção da História da Química na educação básica, favorecendo aprendizagens críticas, contextualizadas e socialmente conscientes.
Abstract: Teaching Chemistry has historically been characterized by traditional practices that focus on memorization of formulas and laws, often not taking into account the historical, social, and human context in which scientific knowledge was built. Therefore, the History of Chemistry emerges as a pedagogical resource that can make learning more meaningful, contextualized, and closer to the reality of students. Based on this perspective, this research aimed to analyze the perceptions and practices of Chemistry teachers in the use of the History of Chemistry as a pedagogical tool in the teaching and learning process. The study was based in a qualitative and descriptive investigation, carried out with eight teachers working in public and private schools in the municipality of Areia/PB, Brazil. Data were acquired through questionnaires and examined according to the stages of Content Analysis and expressed through the establishment of three categories: (i) understandings and perceptions of teachers on the History of Chemistry; (ii) practices and possibilities of using the historical approach in High School; and (iii) challenges for its effective integration into teaching. The results showed that teachers recognize the relevance of the History of Chemistry as a pedagogical instrument capable of bringing students closer to Science, contextualizing content, and arousing interest in the subject. Among the most used strategies are historical contextualization when introducing content, the use of videos, the reproduction of historical experiments, and the promotion of debates. However, obstacles that impair its broader application were also identified, such as time constraints, a scarcity of adequate teaching materials, gaps in teacher training, and engaging of some students. To overcome these barriers, participants suggested measures such as increasing the presence of the History of Chemistry in initial and continuing teacher education, improvement of textbooks, and planning teaching sequences that are more integrated with the school profile. We conclude that, despite the expressed challenges, it is necessary to invest in the inclusion of the History of Chemistry in basic education, fostering critical, contextualized, and socially aware learning.
Palavras-chave: História da ciência
Ensino de química;
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36872
Data do documento: 14-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

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