Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCazé Neto, José Gomes-
dc.date.accessioned2025-12-17T10:53:24Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-17T10:53:24Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36878-
dc.description.abstractLa investigación tuvo como objetivo principal identificar cuáles son las metodologías activas desarrolladas en las prácticas pedagógicas de los profesores de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), de los ciclos I y II, en una escuela quilombola. Con base en la temática propuesta, se desarrollaron estudios fundamentados en documentos oficiales, instrumentos normativos, legislaciones educativas y en autores que discuten y profundizan las cuestiones relacionadas con el tema, tales como Paiva (1973), Moran, Masseto y Behrens (2013), Valente (2018), Freire (2002), entre otros. Se trata de un estudio exploratorio, de carácter cualitativo. Los sujetos de la investigación fueron dos profesores efectivos de la red municipal de João Pessoa, Paraíba, con más de tres años de experiencia en la EJA, actuando en los Ciclos I y II, en una escuela quilombola. Para la recolección de datos, se utilizó como instrumento la entrevista semiestructurada. Los resultados indicaron que los profesores entrevistados presentan una visión importante para la práctica pedagógica en la EJA, bajo la perspectiva de las metodologías activas. Y, a pesar de ello, se constataron obstáculos en el contexto de la aplicación de esas metodologías en la EJA, como: la falta de apoyo de la escuela, la resistencia de los educandos y la formación continua en metodología activa. Concluimos que aún se hacen necesarias políticas públicas con inversiones en la educación de jóvenes y adultos, así como también la importancia de una formación continua para los docentes en el contexto de las metodologías activas en escuelas quilombolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-16T19:18:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGCN16122025.pdf: 564350 bytes, checksum: 5c506e2496ca88096c9d2fe2725abb69 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-17T10:53:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGCN16122025.pdf: 564350 bytes, checksum: 5c506e2496ca88096c9d2fe2725abb69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T10:53:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGCN16122025.pdf: 564350 bytes, checksum: 5c506e2496ca88096c9d2fe2725abb69 (MD5) Previous issue date: 2025-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.titleMetodologias ativas na educação de jovens e adultos em uma escola quilombola no município de João Pessoa – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Eduardo Jorge Lopes da-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo principal identificar quais são as metodologias ativas desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos ciclos I e II, de uma escola quilombola. Com base na temática proposta, desenvolveram-se estudos fundamentados em documentos oficiais, instrumentos normativos, legislações educacionais e em autores que discutem e aprofundam as questões relacionadas à temática, tais como Paiva (1973), Moran, Masseto e Behrens (2013), Valente (2018), Freire (2002), dentre outros. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores efetivos da rede municipal de João Pessoa, Paraíba, com mais de três anos de experiência na EJA, atuando nos Ciclos I e II, em uma escola quilombola. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que os professores entrevistados apresentam uma visão importante para a prática pedagógica na EJA, sob a perspectiva das metodologias ativas. E, apesar disso, se constatou obstáculos no contexto da aplicação dessas metodologias na EJA, como: a falta de suporte da escola, a resistência dos educandos e a formação continuada em metodologia ativa. Concluímos que ainda se fazem necessárias políticas públicas com investimentos na educação para jovens e adultos, assim como também a importância de uma formação continuada para os docentes no contexto das metodologias ativas em escolas quilombolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGCN16122025.pdf551,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons