Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Glaucia Pereira dos-
dc.date.accessioned2025-12-17T10:56:42Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-17T10:56:42Z-
dc.date.issued2025-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36880-
dc.description.abstractThis paper describes Youth and Adult Education and the challenges of retention, and aims to identify the reasons for school dropout among young people, adults, and the elderly in the quilombola community of Mituaçu, in order to understand this phenomenon that has historically haunted this type of education. This issue is justified by the fact that former students dropped out of the educational system in YAE. The research is qualitative in nature, o it refers to an investigation in which the subjects speak freely about the topic, through information collected mainly through interviews. The results suggest that the different problems among them include the lack of educational opportunities and nearby schools, which can contribute to school dropout; the lack of family support and effective public policies, which can contribute to school dropout; and a lack of interest in studying and a lack of future prospects, which can be factors that contribute to school dropout. We conclude that EJA is fundamental for restoring citizenship and promoting social inclusion and the economy of the quilombola community. It can also contribute to community development by promoting leadership training and empowering young people and adults to face the challenges of the community.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-16T19:36:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS16122025.pdf: 2730753 bytes, checksum: db0f831071e5be7f431e804932ae5f00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-17T10:56:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS16122025.pdf: 2730753 bytes, checksum: db0f831071e5be7f431e804932ae5f00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T10:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS16122025.pdf: 2730753 bytes, checksum: db0f831071e5be7f431e804932ae5f00 (MD5) Previous issue date: 2025-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectComunidade quilombola - Mituaçupt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleEducação jovens e adultos: os desafios da permanência na educação de jovens e adultos do quilombo de Mituaçu-Conde/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Eduardo Jorge Lopes da-
dc.description.resumoEste trabalho descreve a Educação Jovens e Adultos e os desafios da permanência, e tem como objetivo identificar os motivos da evasão escolar entre jovens, adultos e idosos da comunidade quilombola de Mituaçu, para compreensão desse fenômeno que assombra a modalidade, historicamente. Essa questão se justifica no ex-educandos se evadiram-se do sistema educacional na EJA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois se refere a uma investigação pela qual os sujeitos falam livremente sobre o tema, através de informações coletadas principalmente por meio de entrevista. Os resultados sugerem os diferentes problemas entre eles estão, a falta de oportunidade de estudo e de escola próximas pode contribuir para a evasão escolar, a falta de apoio familiar e de políticas públicas eficazes pode contribuir para a evasão escolar, o desinteresse pelo estudo e a falta de perspectiva de futuro podem ser fatores que contribuem para a evasão escolar. Concluímos este trabalho que a EJA é fundamental para o resgate da cidadania e para a promoção da inclusão social e a economia da comunidade quilombola, também pode contribuir para o desenvolvimento comunitário, promovendo a formação de lideranças e a capacitação de jovens e adultos para enfrentar os desafios da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPS16122025.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons