Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Josêclea da Silva-
dc.date.accessioned2025-12-17T10:58:17Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-17T10:58:17Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36881-
dc.description.abstractThis work is the result of research that had as its general objective to investigate the experiences of bullying among 5th grade children in the initial years of a Municipal School. The study had as its theoretical basis a discussion on Rural Education, educational legislation, school bullying and finally, a brief history of comic books (HQs) material used as a teaching resource. To this end, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, using as methodological instruments participant observation, a conversation circle with the reading and discussion of the comic book “Bullying is not a joke”, the application of a questionnaire to the research subjects: 5th grade students, aged 10 to 14 years old, ending with the realization of a workshop for the production of comic books to raise awareness against bullying carried out by the students. In the presentation and analysis of the data, the information obtained from the questionnaires answered by the participating subjects was investigated, and it was found that bullying is a phenomenon present in everyday school life, identified and experienced by both girls and boys. Finally, the final considerations state that the objectives were achieved and that reflecting on how children see and experience bullying, talking to them about the topic, is fundamental to tackling this school problem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-16T20:14:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSN16122025.pdf: 963741 bytes, checksum: 6a2fa6e977f6aaa1bf82dd848e47d2d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-17T10:58:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSN16122025.pdf: 963741 bytes, checksum: 6a2fa6e977f6aaa1bf82dd848e47d2d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T10:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSN16122025.pdf: 963741 bytes, checksum: 6a2fa6e977f6aaa1bf82dd848e47d2d6 (MD5) Previous issue date: 2025-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleBullying não é brincadeira: conhecendo as experiências com o bullying de crianças do 5º ano de uma escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Maria Aparecida Valentim-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar as experiências com o bullying de crianças do 5º ano dos anos iniciais de uma Escola Municipal. O estudo teve como fundamentação teórica uma discussão sobre a Educação do Campo, a legislação educacional, o bullying escolar e por fim, um breve histórico das histórias em quadrinhos (HQ’s) material utilizado como recurso didático. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos metodológicos a observação participante, a roda de conversa com a leitura e discussão da HQ “Bullying não é brincadeira”, a aplicação de um questionário junto aos sujeitos da pesquisa: alunos e alunas do 5º ano, com faixa etária dos 10 aos 14 anos, finalizando com a realização de uma oficina de produção de HQ’s de conscientização contra o bullying feita pelos estudantes. Na apresentação e análise dos dados, foram investigadas as informações obtidas nos questionários respondidos pelos sujeitos participantes, sendo constatado que o bullying é um fenômeno presente no cotidiano escolar, identificado e experienciado tanto pelas meninas quanto pelos meninos. Por fim, nas considerações finais afirma-se que os objetivos foram alcançados e que refletir sobre como as crianças enxergam e experienciam o bullying, conversando com elas sobre a temática mostra-se fundamental para o enfrentamento desse problema escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSN16122025.pdf941,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons