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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tamiris de Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-12-17T11:05:31Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-17T11:05:31Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36884-
dc.description.abstractThe research was conducted at a municipal rural school belonging to a quilombola community. The study aimed to analyze the challenges and strategies adopted by rural teachers in the inclusion of students with intellectual disabilities, seeking to understand how such practices materialize in the school's daily routine. The research involved three education professionals: two regular classroom teachers and a Specialized Educational Assistance (AEE) teacher. The investigation adopted a qualitative, descriptive field approach, using interviews as the data collection instrument. The results showed that the main challenge faced by teachers is the lack of continuing education offered by the municipality, forcing them to seek training alternatives individually. In addition to this difficulty, other obstacles were identified, but also opportunities for progress were identified. Among them, despite the adverse context, teachers develop individualized educational plans. Overall, the analysis shows that implementing quality inclusive education requires an investment of time and resources by the government, in accordance with Brazilian legislation that guarantees the right to education for all.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-16T20:27:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TAS16122025.pdf: 755674 bytes, checksum: 3fcf02be9c35d68c8f51b6e6f50c1c93 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação inclusiva no campo: desafios e estratégias na prática docente para alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria de Andrade da-
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal do campo, pertencente a uma comunidade quilombola. O estudo teve como objetivo analisar os desafios e as estratégias adotados pelos professores do campo na inclusão de alunos com deficiência intelectual, buscando compreender como tais práticas se materializam no cotidiano escolar. A pesquisa envolveu três profissionais da educação: dois docentes da sala de aula regular e uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A investigação adotou uma abordagem qualitativa de campo, de caráter descritivo, utilizando entrevistas como instrumento de coleta de dados. Os resultados evidenciaram que o principal desafio enfrentado pelos professores é a ausência de formação continuada ofertada pelo município, obrigando-os a buscar, de forma individual, alternativas de capacitação. Além dessa dificuldade, foram apontados outros obstáculos, mas também se identificaram possibilidades de avanços. Entre elas, apesar do contexto adverso, os professores elaboram o planejamento educacional individualizado. Conclui-se, a análise evidencia que a efetivação de uma educação inclusiva de qualidade exige o investimento de tempo e recursos por parte do poder público, em consonância com as legislações brasileiras que asseguram o direito à educação a todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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