Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Gustavo Cézar Pereira-
dc.date.accessioned2025-12-17T11:08:12Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-12-17T11:08:12Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36885-
dc.description.abstractIn the contemporary organizational context, efficient information sharing is crucial for productivity and decision-making, especially in public institutions such as the Federal Institute of Pernambuco. The People Management area faces challenges regarding informational flows and gaps in managers' information competence. This study sought to analyze how improvements in informational flow can strengthen this competence, contributing to more assertive decisions. The research adopted a qualitative-quantitative approach, with exploratory and descriptive objectives, using a case study and field research. A questionnaire was administered to 16 People Management coordinators, addressing informational flow, barriers to information competence, and improvement strategies. Quantitative data were analyzed statistically, while subjective responses underwent thematic content analysis. The results showed that the current flow is fragmented, with a predominance of emails and messaging apps, while internal systems are underutilized. The main barriers include difficulties in interpreting information, information overload, and lack of knowledge about legal aspects. As solutions, participants emphasized the need to centralize information in a single portal, provide practical training, and create forums for questions. It was concluded that standardizing informational flow and developing information competence are essential to optimizing People Management. The research provides support for actions such as creating a unified channel and continuous training, aiming for greater administrative efficiency. For future studies, it is recommended to evaluate the implementation of the proposals and expand the analysis to other public institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-17T11:08:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GustavoCezarPereiraRodrigues_Dissert.pdf: 2602096 bytes, checksum: 345f5bb8056cd5f61d90975308c70014 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T11:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GustavoCezarPereiraRodrigues_Dissert.pdf: 2602096 bytes, checksum: 345f5bb8056cd5f61d90975308c70014 (MD5) Previous issue date: 2025-07-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFluxo informacionalpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Pernambuco (IFPE)pt_BR
dc.subjectInformation flowpt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Pernambuco (IFPE)pt_BR
dc.titleAnálise do fluxo informacional nas coordenações de gestão de pessoas: um estudo no Instituto Federal de Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Marckson Roberto Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0221265788966967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3721816185942694pt_BR
dc.description.resumoNo contexto organizacional contemporâneo, o compartilhamento eficiente de informações é crucial para a produtividade e a tomada de decisões, especialmente em instituições públicas de ensino como o Instituto Federal de Pernambuco. A área de Gestão de Pessoas enfrenta desafios em relação a fluxos informacionais e lacunas na competência informacional dos gestores. Este estudo buscou analisar como melhorias no fluxo informacional podem fortalecer essa competência, contribuindo para decisões mais assertivas. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando estudo de caso e pesquisa de campo. Aplicou-se um questionário a 16 coordenadores da Gestão de Pessoas, abordando fluxo informacional, barreiras à competência em informação e estratégias de melhoria. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente, enquanto as respostas subjetivas passaram por análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que o fluxo atual é fragmentado, com predominância de e-mails e aplicativos de mensagens, enquanto sistemas internos são subutilizados. As principais barreiras incluem dificuldades em interpretar informações, sobrecarga informacional e desconhecimento sobre aspectos legais. Como soluções, os participantes destacaram a necessidade de centralizar as informações em um portal único, oferecer capacitações práticas e criar fóruns de dúvidas. Conclui-se que a padronização do fluxo informacional e o desenvolvimento da competência em informação são essenciais para otimizar a Gestão de Pessoas. A pesquisa oferece subsídios para ações como a criação de um canal unificado e treinamentos contínuos, visando maior eficiência administrativa. Recomenda-se, para estudos futuros, avaliar a implementação das propostas e expandir a análise para outras instituições públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavoCezarPereiraRodrigues_Dissert.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons