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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36885| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise do fluxo informacional nas coordenações de gestão de pessoas: um estudo no Instituto Federal de Pernambuco |
| Autor(es): | Rodrigues, Gustavo Cézar Pereira |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Marckson Roberto Ferreira de |
| Resumo: | No contexto organizacional contemporâneo, o compartilhamento eficiente de informações é crucial para a produtividade e a tomada de decisões, especialmente em instituições públicas de ensino como o Instituto Federal de Pernambuco. A área de Gestão de Pessoas enfrenta desafios em relação a fluxos informacionais e lacunas na competência informacional dos gestores. Este estudo buscou analisar como melhorias no fluxo informacional podem fortalecer essa competência, contribuindo para decisões mais assertivas. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando estudo de caso e pesquisa de campo. Aplicou-se um questionário a 16 coordenadores da Gestão de Pessoas, abordando fluxo informacional, barreiras à competência em informação e estratégias de melhoria. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente, enquanto as respostas subjetivas passaram por análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que o fluxo atual é fragmentado, com predominância de e-mails e aplicativos de mensagens, enquanto sistemas internos são subutilizados. As principais barreiras incluem dificuldades em interpretar informações, sobrecarga informacional e desconhecimento sobre aspectos legais. Como soluções, os participantes destacaram a necessidade de centralizar as informações em um portal único, oferecer capacitações práticas e criar fóruns de dúvidas. Conclui-se que a padronização do fluxo informacional e o desenvolvimento da competência em informação são essenciais para otimizar a Gestão de Pessoas. A pesquisa oferece subsídios para ações como a criação de um canal unificado e treinamentos contínuos, visando maior eficiência administrativa. Recomenda-se, para estudos futuros, avaliar a implementação das propostas e expandir a análise para outras instituições públicas. |
| Abstract: | In the contemporary organizational context, efficient information sharing is crucial for productivity and decision-making, especially in public institutions such as the Federal Institute of Pernambuco. The People Management area faces challenges regarding informational flows and gaps in managers' information competence. This study sought to analyze how improvements in informational flow can strengthen this competence, contributing to more assertive decisions. The research adopted a qualitative-quantitative approach, with exploratory and descriptive objectives, using a case study and field research. A questionnaire was administered to 16 People Management coordinators, addressing informational flow, barriers to information competence, and improvement strategies. Quantitative data were analyzed statistically, while subjective responses underwent thematic content analysis. The results showed that the current flow is fragmented, with a predominance of emails and messaging apps, while internal systems are underutilized. The main barriers include difficulties in interpreting information, information overload, and lack of knowledge about legal aspects. As solutions, participants emphasized the need to centralize information in a single portal, provide practical training, and create forums for questions. It was concluded that standardizing informational flow and developing information competence are essential to optimizing People Management. The research provides support for actions such as creating a unified channel and continuous training, aiming for greater administrative efficiency. For future studies, it is recommended to evaluate the implementation of the proposals and expand the analysis to other public institutions. |
| Palavras-chave: | Fluxo informacional Competência em informação Gestão de pessoas Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Information flow Information literacy People management Federal Institute of Pernambuco (IFPE) |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36885 |
| Data do documento: | 16-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GustavoCezarPereiraRodrigues_Dissert.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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