Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Igor Freire dos-
dc.date.accessioned2025-12-17T11:18:46Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-17T11:18:46Z-
dc.date.issued2025-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36886-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to analyze the construction of intercultural educational experiences with the Warao Indigenous people in an urban context, using the city of João Pessoa (PB) as a case study. This is a qualitative research, with ethnographic and cartographic approaches, grounded in escrevivência (life-writing), recognizing the researcher’s role as a social educator at CERMIR as a constitutive part of knowledge production. The study is based on the understanding that Indigenous presence in urban areas is historically marked by invisibility, prejudice, and institutional exclusion, which demands educational approaches that break with colonial logics and promote recognition, redistribution, and active participation of Indigenous peoples in school settings. The analysis articulates the perspectives of critical interculturality and curricular justice as paths to building schools that recognize Indigenous knowledge as legitimate, propose anti-racist pedagogical practices, and value epistemic plurality. Through dialogue with experiences from other Brazilian states (such as Piauí and Pará), the study systematizes the processes of teacher education, curriculum construction, and community participation as essential dimensions for implementing public policies in urban Indigenous education. Ultimately, the study reaffirms that schools can become territories of resistance, as long as they welcome Indigenous presence not as an exception, but as a legitimate and constitutive part of Brazilian education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-16T20:36:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFS16122025.pdf: 827725 bytes, checksum: ed547aa8e1f5b008393175b03bee6289 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-17T11:18:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFS16122025.pdf: 827725 bytes, checksum: ed547aa8e1f5b008393175b03bee6289 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T11:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFS16122025.pdf: 827725 bytes, checksum: ed547aa8e1f5b008393175b03bee6289 (MD5) Previous issue date: 2025-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação indígena urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade Waraopt_BR
dc.subjectInterculturalidade críticapt_BR
dc.titleEntre a mobilidade e o direito à educação: estudo sobre à criação da escola indígena Warao urbana e os desafios da construção de um currículo intercultural em João Pessoa/PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Maria Aparecida Valentim-
dc.contributor.advisor2Restrepo, Andrés Felipe Bernal-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a construção de experiências educativas interculturais com o povo indígena Warao em contexto urbano, tomando como estudo de caso a cidade de João Pessoa (PB). A pesquisa é qualitativa, de caráter etnográfico, cartográfico e fundamentada na escrevivência, reconhecendo o envolvimento do pesquisador como educador social no Centro Estadual de Referência de Migrantes e Refugiados (CERMIR) como parte constitutiva da produção de conhecimento. O trabalho parte do entendimento de que a presença indígena nas cidades é historicamente marcada pela invisibilidade, preconceito e exclusão institucional, exigindo abordagens educativas que rompam com lógicas coloniais e promovam reconhecimento, redistribuição e participação ativa dos povos originários no espaço escolar. A análise articula a perspectiva da interculturalidade crítica e da justiça curricular como caminhos para a construção de uma escola que reconheça saberes indígenas como legítimos, proponha práticas pedagógicas antirracistas e valorize a pluralidade epistêmica. A partir do diálogo com experiências em outros estados (como Piauí e Pará), sistematiza-se o processo de formação docente, construção curricular e participação comunitária como dimensões essenciais para efetivar políticas públicas de educação indígena urbana. Ao final, o trabalho reafirma que a escola pode se tornar um território de resistência, desde que acolha a presença indígena não como exceção, mas como parte legítima e constitutiva da educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFS16122025.pdf808,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons