Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Marques de-
dc.date.accessioned2025-12-17T19:01:33Z-
dc.date.available2025-10-08-
dc.date.available2025-12-17T19:01:33Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36893-
dc.description.abstractThe guiding question of this study was to analyze how a student majoring in Education, participating in the Ciência Viva Extension Project at CCHSA/UFPB, perceives the contributions of this experience to his teacher training in relation to science teaching in the early years of elementary school. The interest and motivation for choosing this research topic arose from the experiences and knowledge gained in the aforementioned project, which provided an opportunity to learn firsthand about the challenges of teaching science in schools in the Brejo Paraibano region and contribute to its improvement through actions aimed at meaningful student learning. Thus, the general objective of this study was to present the contributions of the CCHSA/UFPB Ciência Viva Extension Project to the training of a student majoring in Education with a view to improving science teaching in the early years of elementary school. The construction, rationale, and theoretical enrichment of this research relied on authors such as Daher and Machado; Delizoicov and Slongo; Ovigli and Bertucci; Sasseron; Viecheneski, Lorenzetti, and Carletto, as well as other important contributors to the understanding and analysis of the data. The research is qualitative in approach and, for data collection, we conducted semi-structured interviews with two teachers from one of the schools served by the project, observation and analysis of the actions developed by the project between 2023 and 2024 at the institution. The results of the research showed that the project contributed positively to academic training, as it allowed a direct relationship with the school environment, in addition to developing the ability to plan and create teaching resources, as well as encouraging academic production and contact with digital tools, which will certainly have an impact on professional practices. The testimonials of the teachers interviewed showed positive impacts on the teaching and learning processes, indicating the relevance of the Ciência Viva extension project in improving science teaching in the early years of elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-17T19:01:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LucasMarquesdeOliveira_Monogr..pdf: 2256525 bytes, checksum: 1af50d3edb16fc3eb4f9c0d99cbf0cbc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T19:01:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LucasMarquesdeOliveira_Monogr..pdf: 2256525 bytes, checksum: 1af50d3edb16fc3eb4f9c0d99cbf0cbc (MD5) Previous issue date: 2025-05-08en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectAcademic trainingpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleA Formação docente de um licenciando em pedagogia para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental contribuições do projeto de extensão ciência viva do CCHSA/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Catarina de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2220813750087537pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1665549403097371pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como questão norteadora analisar como um licenciando em Pedagogia, participante do Projeto de Extensão Ciência Viva do CCHSA/UFPB, percebe as contribuições dessa experiência para a sua formação docente em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse e a motivação para a escolha desse tema de pesquisa surgiu a partir das vivências e dos conhecimentos obtidos no referido projeto, o que possibilitou conhecer de perto os desafios do ensino de Ciências em escolas da região do Brejo Paraibano e contribuir com a sua melhoria a partir de ações voltadas ao aprendizado significativo dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste estudo foi apresentar as contribuições do Projeto de Extensão Ciência Viva do CCHSA/UFPB para a formação de um licenciando em Pedagogia com vistas a melhoria do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a construção, fundamentação e enriquecimento teórico desta pesquisa contou-se com autores como Daher e Machado; Delizoicov e Slongo; Ovigli e Bertucci; Sasseron; Viecheneski, Lorenzetti e Carletto e outros interlocutores importantes para compreensão e análise dos dados. A investigação é de abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras de uma das escolas atendidas pelo projeto, observação e análise das ações desenvolvidas pelo mesmo, entre os anos de 2023 e 2024, na instituição. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o projeto contribuiu de forma positiva para a formação acadêmica, pois permitiu uma relação direta com o ambiente escolar, além do desenvolvimento da habilidade de planejar e de criar recursos didáticos, bem como o incentivo à produção acadêmica e o contato com ferramentas digitais, o que, certamente impactará nas práticas profissionais. Os depoimentos das professoras entrevistadas evidenciou impactos positivos nos processos de ensino e aprendizagem que indicam a relevância do projeto de extensão Ciência Viva na melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasMarquesdeOliveira_Monogr..pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons