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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Gorete da.-
dc.date.accessioned2013-07-08T19:12:03Z-
dc.date.available2013-07-08T19:12:03Z-
dc.date.issued2013-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/368-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objeto de estudos o uso da calculadora no ensino da matemática, tendo como objetivo analisar a importância da calculadora como recurso didático no ensino da Matemática. Os anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho, no município de Sertãozinho, no Estado da Paraíba, foi o campo da pesquisa. Os alunos do 7º Ano foram os sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Para fundamentar as análises dos dados do campo de pesquisa recorremos a arcabouços teóricos de REMA (2009); MEDEIROS (2004); BIGODE (1998); MAMEDE (2001), dentre outros. O estudo caracterizado como pesquisa qualitativa usou como procedimentos e instrumentos de coleta de dados a observação participante, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como também atividades de intervenção utilizando-se do uso da calculadora. Tais procedimentos metodológicos, alinhados aos referenciais teóricos, permitiram apresentar reflexões acerca do problema de pesquisa. Os resultados são apresentados em quatro capítulos. Ao introduzirmos instrumentos tecnológicos, no nosso caso, a calculadora, nas atividades em sala de aula proporcionamos aos educandos uma nova visão de educação, com vista no desenvolvimento das habilidades e do raciocínio lógico-matemático do aluno e da formação do cidadão.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study the use of calculators in mathematics education, aiming at determining the importance of the calculator as a teaching tool in mathematics education. The final years of elementary school of the State School for elementary and high school Mouzinho João de Freitas in the town of Sertaozinho in the state of Paraiba was the field study. Students in Year 7 were the research subjects. It is a field research, qualitative in nature. To support the analysis of data from field research drew on theoretical frameworks of REMA (2009), Medeiros (2004); MUSTACHE (1998); MAMEDE (2001), among others. The study characterized as qualitative research procedures and used as tools for collecting participant observation data, bibliographic and documentary research, and intervention activities also utilizing the use of the calculator. These methodological procedures, aligned with the theoretical allowed to present reflections on the research problem. The results are presented in four chapters. By introducing technological tools in our case, the calculator, the activities in the classroom to provide students a new vision of education in order to develop the skills and logical-mathematical student and the formation of the citizen.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-07-08T19:12:03Z No. of bitstreams: 1 MGS08072013.pdf: 465003 bytes, checksum: 8a5a3c95b2e4c4d26fc49f1dee548779 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-07-08T19:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGS08072013.pdf: 465003 bytes, checksum: 8a5a3c95b2e4c4d26fc49f1dee548779 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesDuas Estradas, PB, 2011.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectUso da calculadorapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectUsing the calculator-
dc.subjectElementary school-
dc.titleO uso de calculadora na resolução de problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental no município de Sertãozinho/PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Luciélio Marinho da.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudos o uso da calculadora no ensino da matemática, tendo como objetivo analisar a importância da calculadora como recurso didático no ensino da Matemática. Os anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho, no município de Sertãozinho, no Estado da Paraíba, foi o campo da pesquisa. Os alunos do 7º Ano foram os sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Para fundamentar as análises dos dados do campo de pesquisa recorremos a arcabouços teóricos de REMA (2009); MEDEIROS (2004); BIGODE (1998); MAMEDE (2001), dentre outros. O estudo caracterizado como pesquisa qualitativa usou como procedimentos e instrumentos de coleta de dados a observação participante, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como também atividades de intervenção utilizando-se do uso da calculadora. Tais procedimentos metodológicos, alinhados aos referenciais teóricos, permitiram apresentar reflexões acerca do problema de pesquisa. Os resultados são apresentados em quatro capítulos. Ao introduzirmos instrumentos tecnológicos, no nosso caso, a calculadora, nas atividades em sala de aula proporcionamos aos educandos uma nova visão de educação, com vista no desenvolvimento das habilidades e do raciocínio lógico-matemático do aluno e da formação do cidadão.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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